Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Como Começar Estudar Para Concursos

Como Começar Estudar Para Concursos

Os iniciantes no mundo dos concursos públicos enfrentam várias dúvidas quanto à maneira correta de iniciar os estudos, mas a verdade é que muitas dessas dúvidas não se resumem apenas aos iniciantes.

Como começar estudar para concursos

Os veteranos também não têm certeza se começaram a estudar para concurso da maneira correta, isto por que a não aprovação em um determinado concurso faz surgir algumas perguntas quanto à preparação.

Será que me planejei corretamente?

Dediquei o tempo certo a cada conteúdo?

Poderia ter me esforçado mais?

Não existe uma maneira universal para iniciar os estudos para concurso. O que existem são estratégias. Cada um deve lançar a sua, e esperar pelo melhor resultado.

A estratégia utilizada aqui será das perguntas. Você deverá fazer alguns questionamentos antes de começar a estudar para concurso e conforme for dando as respostas, saberá qual a melhor maneira de iniciar os estudos.

Entenda na prática!

Com uma caneta e papel, anote as seguintes perguntas, respondendo-as em seguida.

Qual sua área de interesse? Qual seu objetivo?

Aqui será necessário que reflita como quer estar, quando conseguir a tão sonhada vaga no concurso público.

O que se imagina fazendo?

Quais serão suas ambições naquele cargo e o que poderá agregar de valor as atribuições?

Identificando isso, saberá se suas preferências serão para o legislativo, executivo ou judiciário, e poderá encaminhar a sua linha de estudos.

Quanto recurso poderá dedicar à preparação?

Sua estratégia terá início nesta etapa. Para passar em um concurso público será preciso que dedique muito do seu tempo, pois desta forma, estará apto a assimilar a quantidade de conteúdo necessário.

Lembre-se que será preciso, no mínimo, custear o material didático, por isso, será necessário guardar uma poupança exclusiva para esta finalidade ou para que se matricule em cursinho preparatório – se for preciso.

O que deve estudar e como?

Evite sair estudando todo tipo de conteúdo sem o mínimo de planejamento. É preciso saber qual conteúdo deverá dar início aos seus estudos. Você poderá estudar um edital passado para ter uma ideia dos conteúdos exigidos e a partir daí, começar a estudar para concursos.

Dê preferência às matérias básicas e quem caem na maioria dos concursos como direito administrativo e constitucional, raciocínio lógico e português. Após dominar bem esses conteúdos, poderá partir para os assuntos específicos.

A maneira como vai estudar vai depender muito de você. É preciso perceber se tem mais facilidade em desenvolver o conteúdo, escrevendo, grifando, lendo ou treinando com os exercícios. A partir daí desenvolva uma linha de estudos e vá adiante.

Como saber se está no caminho certo?

Como os indivíduos são movidos a resultado é preciso avaliar suas ações, a fim de perceber se tudo está dando certo ou se algo ainda precisa ser melhorado ou reavaliado.

Não espere para ter essa resposta apenas no resultado da prova. Faça anotações práticas a respeito das pontuações que conseguir atingir nos exercícios propostos, assim terá a dimensão da qualidade dos seus estudos e se não tive sendo muito positiva reavalie sua estratégia e modifique-a.

Rotina de estudos

Quando alguém resolve concorrer a uma vaga de concurso pela primeira vez, essa pessoa sabe que precisa estudar, mas o que muitas pessoas não sabem é que ter uma rotina de estudos é a forma mais efetiva de se alcançar esse objetivo.

Ter uma rotina de estudos significa organizar o conteúdo da forma mais eficiente possível, ou seja, definir o quê, como e quando estudar. Para montar sua rotina de estudo, em primeiro lugar, você precisa criar uma planilha (seja no computador, em papel, ou até mesmo usando algum aplicativo no celular).

Essa planilha deve conter os dias da semana e ser divida por horas ou de meia em meia hora. É nela você vai organizar os seus horários.

Marque todos os horários que você está ocupado e não se esqueça de marcar os horários em que toma banho, almoça, lava a louça etc. É nos horários livres que você deverá organizar sua rotina de estudos, mas isso não significa apenas saber que você deve estudar naqueles horários. Confira algumas dicas de como turbinar sua rotina de estudos:

Em primeiro lugar é importante ter em mente de que você deve estudar todas as matérias simultaneamente, ou seja, se você puder estudar de segunda a sexta, você deve dividir as matérias da prova de maneira que todas elas sejam estudadas em algum momento da semana.

Se você estudar uma matéria e deixar as outras para depois, aquela matéria que você estudou primeiro já estará mais esquecida na hora da prova, além disso, se alguma coisa acontecer, pode ser que você não tenha tempo nenhum para estudar alguma matéria.

É importante nessa hora refletir, por exemplo, qual a matéria tem mais conteúdo a ser estudado, ou qual matéria você tem mais dificuldade e vai precisar de mais tempo estudando. Lembre-se de deixar um dia da semana para fazer exercícios, revisões e simulados.

Também é muito importante planejar intervalos. Por exemplo, se você estudou uma hora e meia, dê uma pausa para tomar um café ou chá, brincar o cachorro ou qualquer outra coisa que te distraia, mas evite coisas que vão te atrapalhar na hora de voltar a estudar

Por último, mas não menos importante, você deve procurar não sabotar a rotina de estudos. Para isso, estude num lugar calmo, onde seja fácil se manter concentrado. Além disso, se você teve algum problema e perdeu uma semana de estudo, não se desespere e não desanime, procure recuperar o tempo perdido estudando alguns minutos a mais durante uma ou duas semanas para por o conteúdo em dia, se isso não for possível, deixe de lado a matéria que você tiver maior aptidão.

Seja estrategista no seu dia a dia e todo o resto virá por encomenda.

Boa rotina de estudos!

 

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos