Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Como estudar para concurso em casa

Como estudar para concurso em casa

Esta é a pergunta que a maioria dos concurseiros fazem, quando saem das salas de cursinhos lotadas de estudantes e que possuem o apoio de professores que estão dispostos a tirar as mais variadas dúvidas, mas que por um motivo ou outro, precisam estudar sozinhos em casa.

É sabido que não existe uma regra padrão para que todos possam seguir. Cada um tem características e objetivos próprios, mas algumas dicas serão valiosas para quem está pretendendo se aventurar no mundo dos concursos.

Para te auxiliar nessa jornada algumas dicas serão citadas a fim de que tenha um norte inicial a seguir, com o tempo você perceberá qual a melhor maneira de estudar para concurso em casa.

 Como Estudar Para Concurso Em Casa 

Dica 1 procure se planejar

Se pretenderes começar a estudar de casa, precisará antes de tudo, ter planejamento. De nada adiantará sair estudando qualquer matéria, a qualquer hora, sem ao menos interligar os assuntos para que o ritmo flua sem detonar o bom sentido.

Organize seu tempo entre estudos e descanso. Esporadicamente, verifique seu planejamento e se necessário, o refaça para uma melhor adequação.

Dica 2 de olho no foco

Esta é uma situação extremamente delicada para quem estuda sozinho. Quase tudo acaba sendo motivo de distração, principalmente porque normalmente se têm o auxílio da internet e com ela o acesso facilitado as redes sociais.

Se for ajudar, fixe cartazes motivadores em sua bancada de estudos, eles te ajudarão a lembrar por que decidiu tentar a carreira pública.

Dica 3 elimine as distrações

Se auto gerencie. Quando iniciar os estudos, desligue o aparelho celular e se precisar da internet para auxiliar nos estudos, volte a dica 2 e foque no seu objetivo. O segredo para que seus estudos possam render é a concentração, por isso dê preferência a estudar em lugares tranquilos e calmos, assim terá menores chances de haver distrações.

Dica 4 mantenha-se motivado

Uma boa dica para se manter motivado é lendo depoimentos de quem passou em concursos, mostrando sua rotina diária de estudos bem como informações de professores habituados a lidar com estudantes focados em ingressar na carreira pública.

Dica 5 escolha do material de estudo

Para que seu planejamento se cumpra adequadamente, será necessário que saiba escolher o material de estudo.

Evite estudar com material didático antigo. O conteúdo precisa ser atualizado para que nenhuma informação seja perdida, nem esteja ultrapassada.

Se informe também qual a organizadora do concurso que irá prestar, pois com certeza já existirá no mercado materiais didáticos focados na organizadora do concurso. Isto irá ajudar o desenvolvimento dos seus estudos.

 Dica 6 exercite

Se optar por se encher de informação e não treinar na prática, no momento da prova, poderá ficar tão ansioso – que terá dificuldades em resolver as questões em respeito a um tempo limite.

Colher prova de concursos anteriores será essencial nesta etapa. Resolva o máximo de questões que conseguir – treinando sempre diante o tempo que é estipulado na prova do concurso.

A velocidade de resolução de cada questão será crucial para que consiga completar a prova, sem deixar nenhuma questão em branco, por isso, treine resolvendo exercícios diariamente, após os estudos teóricos.

Se conseguir colocar em prática as dicas deste post, poderá levar adiante sua rotina de estudos. Tenha sempre em mente o objetivo que quer para sua vida e vá à busca das ferramentas adequadas para alcançá-lo.

Sucesso e bons estudos!

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos