Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Como fazer cronograma de estudos para concurso

Como fazer cronograma de estudos para concurso

Grande parte das dificuldades adquiridas pelos estudantes concurseiros, poderiam ser evitados se realizassem um plano de estudos ou cronograma de estudos. O problema está exatamente em como fazê-lo.

Em muitos casos, por não terem noção de como dar início ao cronograma de estudos, acabam ignorando esta etapa e iniciando a rotina com os livros de maneira aleatória mesmo.

Como fazer cronograma de estudos para concurso

Questões como falta de tempo, pouca concentração, dificuldade em se organizar e assimilares aos temas, são queixas comuns entre os concurseiros, mas que poderiam ser minimizadas com uma simples elaboração do cronograma.

Segundo Lia Salgado, especialista em concurso o cronograma de estudos é essencial nesta etapa e nela devem ser inseridos – além do plano de estudos, os momentos de descanso – para que o corpo se recupere e fique apto a assimilar mais conhecimento posteriormente.

Sua eficácia se dá pelo fato de que com ele, você poderá definir sua rotina, levando em consideração como, quando, tempo e o que irá estudar.

Fique atento, pois aqui você aprenderá como fazer um cronograma de estudos.

  

Calendário de estudos

calendário de estudo

Para começar a se planejar, é necessário ter em mãos um calendário onde irá dividir os dias em três turnos. Feriados nacionais, estaduais e federais bem como compromissos fixos com o trabalho e aulas, devem ser inseridos no calendário.

Compromissos extras como levar o filho a escola, compras no supermercado, consulta médica, todos devem ser incluídos no calendário.

Com a organização do cronograma de estudos, você aprenderá a definir várias etapas do processo.

  • Organizar a rotina de estudos
  • Definir horários de estudos
  • Definir quantas horas semanais tem disponível
  • Criar horários de estudos
  • Dicas para melhorar sua rotina de estudos

Este momento é crucial para que se perceba quanto tempo tem disponível para se dedicar aos estudos. Depois de realizado o cronograma e percebida a carência de tempo é o momento de reavaliar suas prioridades.

  

Dicas importantes

  • Após determinar as horas disponíveis para estudar, procure equilibrar sua rotina entre atividades de lazer e descanso;
  • Perceba qual o melhor período para assimilar os conteúdos e determine início e fim dos estudos. Se mantiver disciplina, terá mais chances de obter êxito no período de estudos;
  • Divida o ciclo de estudos de acordo com a quantidade de matérias e o tempo previsto para as provas, ou seja, se você precisa estudar oito matérias e a prova está prevista para dois meses, revise duas matérias por dia e separe na semana um dia para seu lazer;
  • Priorize as matérias com mais dificuldade e dedique mais tempo de estudo;
  • Não ultrapasse 3 horas de estudos para cada matéria, depois de muito tempo focado em um mesmo contexto – a atenção diminui, mantenha o tempo bem claro em seu cronograma de estudos;
  • Se possível, refaça seu cronograma de tempo em tempo, assim rua rotina não ficará cansativa.

Seguindo essas dicas você conseguirá manter um padrão regular em seus estudos e consequentemente a assimilação do conteúdo sem grandes dificuldades.

Lembre-se, o calendário é a primeira etapa, nele todas as informações relevantes como dias, tempo disponível para estudos e lazer, bem como momento para dedicar as obrigações padrões estarão sinalizadas. Deixe-o sempre em sua bancada de estudos.

Sempre que perceber exaustão na maneira como está sendo executado o planejamento dos estudos, modifique-o. Não caia na rotina e tenha sempre bons livros e conteúdos!

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos
  • Site muito bom! Parabéns! e obrigado pelo conteúdo de qualidade!