Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Como Melhorar a Memória nos Estudos Para Concurso

Como Melhorar a Memória nos Estudos Para Concurso

Uma das piores coisas que pode acontecer na vida de um estudando que está realizando uma prova é o famoso BRANCO!

Os minutos correm no relógio e a resposta não vem! A resposta está na ponta da língua e não sai, fique tranquilo que vamos tentar resolver isso.

Aprenda algumas técnicas de memorização para melhorar seus estudos para concursos públicos.

Dicas de Como Melhorar Memória nos Estudos Para Concurso

  • Organize suas ideias – ordene as coisas que você deseja lembrar, de importância de acordo com os assuntos que você estuda. Relacione uma coisa com a outra.
  • Aprenda a relaxar – antes de começar a ler qualquer coisa na hora de estudar, respire e relaxe os músculos. Isso irá fazer você reduzir a ansiedade em aprender algo novo.
  • Aprenda a utilizar estratégicas mnemônicas – trate-se do conjunto de técnicas que quando utilizadas auxiliam o processo de memorização. Nossa mente tem mais facilidade de memorizar coisas quando elas são associados a informações pessoais, espacial ou de grande importância para o indivíduo, as vezes sem significado aparente mais difíceis de memorizar.
  • Técnica da associação – associar o que você está lendo por exemplo com o que está acontecendo ao seu redor ajuda bastante a memorizar. Por esse motivo as linhas de ônibus tem números.
  • Durma bem – para que sua memória funcione bem durma pelo menos de 6 a 8 horas por noite. Aquele soninho depois do almoço se você conseguir ajuda bastante também.
  • Associe rimas e músicas ao conteúdo que você deseja memorizar. Cante uma música e troque a letra pelas informações que está querendo guardar na memória.
  • O velho ditado não deixe para depois o que se pode fazer agora – coloque-o em pratica e faca agora aquilo que é necessário. Não deixe para depois ou ponha um bilhete na geladeira. Escrever na mão também é uma boa tática.
  • Sempre que possível revise tudo aquilo que você estudou ou releia todo conteúdo, quanto mais exposto a informação mais fácil será memorizar.
  • Cuide do seu corpo e mente com pratica de exercícios físicos regularmente, mantenha uma alimentação saudável. Lembre-se pessoas que esta doentes não tem condições de memorizar nenhuma informação.

Para finalizar uma dica importante, desligue seu cérebro quando deitar, assim como seu corpo ele precisa de repouso. Siga essa regra, a cada 1 hora de estudos, descanse 10 minutos focando suas ideias em outras coisas.

E ai porque você não lê novamente essas dicas para memorizar e não esquecer!

Fica a dica!

Como Melhorar Memória nos Estudos Para Concurso

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos