Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Como se preparar para o dia da prova

Como se preparar para o dia da prova

O famoso branco e nervosismo no dia da prova do concurso podem começar a aparecer dias antes da sua realização. Isso porque as expectativas que criamos são enormes e não nos damos conta que é necessário deixar o fluxo correr naturalmente. Para que você não se encontre em uma situação como essa, é preciso se preparar para o dia da prova.

O nervosismo é o principal motivo para que situações como estas ocorram e se conseguir controlá-lo suas chances de realizar uma boa prova aumentaram consideravelmente.

É por isso que muitos especialistas aconselham procurar se distrair, ter momentos de lazer nos dias que antecedem o momento da prova, afinal, você não terá como aprender em tão pouco tempo tudo o que ainda não viu.

É chegado o momento de diminuir a pressão e o estresse e cada um deverá perceber qual a melhor maneira de fazê-lo, mas claro que algumas dicas poderão ajudar por isso, este post reuniu algumas maneiras de se preparar para o dia da prova.

Na última semana de estudo

Na última semana de estudo

Se chegar a última semana que antecede a semana da prova você já deverá ter estudado bastante e sua mente provavelmente estará cansada. Não seria prudente parar de vez, mas também não é favorável continuar estudando em ritmo acelerado.

Uma boa opção é fazer uso de flashcards. Com eles você poderá fazer revisões sobre todo o conteúdo estudado de forma leve e divertida. Continuará estudando, mas sem exigir tanto da sua mente já saturada.

Na semana da prova

Na semana da prova

• Evite comer em lugares desconhecidos e qualquer tipo de alimento. Evite causar quaisquer problemas gástricos nesta etapa, pois poderá comprometer a sua ida a prova ou ainda que a faça em péssimas condições;

• Não realize atividades que exigem muita concentração. Esta deverá ser guardada para o momento em que estiver fazendo a prova;

• Cuide do seu emocional. Nada de discussões com namorado/a ou família. Evite desestabilizar sua mente;

• Se for adepto a prática de exercícios físicos, não precisa parar, mas pegue leve, qualquer lesão poderá deixá-lo de fora da prova;

• Procure conhecer o local de prova, antes do dia do exame. Perceba quanto tempo gasta para chegar, evitando assim possíveis atrasos, visto que o horário de fechamento dos portões costuma se bem rigoroso.

No dia da prova

Como se preparar para o dia da prova

É chegado o grande momento. Tudo que você poderia ter feito até aqui já aconteceu. Por isso, nada de querer dar mais uma lidinha no conteúdo. Em poucas horas não será possível assimilar muitos assuntos e isso poderá te deixar mais nervoso que o habitual.

Aqui você já deve ter se acordado mais cedo – para organizar seu tempo com tranquilidade e não sofrer atrasos.

Chegar ao local da prova com antecedência te garantirá concluir o processo de maneira organizada evitando desequilíbrios emocionais e permitindo que mantenha com seu planejamento em ordem.
Agora é só esperar o início das provas para responder as questões baseado em tudo o que foi estudado.

Muita calma nessa hora e excelente prova!
Aguarde o resultado que deverá ser excelente, afinal você fez tudo certinho.

Bons estudos, bom descanso e boa prova!

Para mais dicas de como se preparar para concurso público, leia o artigo clicando no endereço  http://provasdeconcurso.com/como-se-preparar-para-concurso-publico/

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos