Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Como tornar ansiedade sua aliada nos estudos

Como tornar ansiedade sua aliada nos estudos

Quem nunca se deparou com a ansiedade no momento dos estudos ?. Os assuntos mal começaram a ser revisados e o pensamento já está no dia da prova. Nas conquistas que poderá realizar após conseguir a aprovação. A concentração fica tão focada – que o agora passa a ser comprometido com a desordem.

Quanto mais se aproxima a data das provas maior fica a ansiedade do aluno. Aquela sensação de medo, angústia, um mal-estar sem explicação. Percebe-se rapidamente o semblante assustado e qualquer empecilho vira motivo para perder o foco na hora dos estudos.

Augusto Cury já dizia que a tal ansiedade é o mal do século e desta forma não escolhe cor, credo ou classe social, por isso, ninguém está isento de passar por uma situação amedrontadora, mas isto também não deve ser motivo para desistir antecipadamente do seu objetivo nem tampouco deixar a negatividade tomar conta da situação.

Mas nem sempre se deve pensar em ansiedade como algo negativo, pois ela pode ser sua maior aliada nos estudos.

Quando estamos ansiosos ficamos em alerta e isso é bom, porque mais facilmente conseguimos identificar o que há de errado.

Por isso não precisa complicar, aqui você aprenderá como tornar a ansiedade sua aliada nos estudos.

 

Liste as preocupações

 

Não confie apenas no pensamento. Ficar nadando em preocupações o dia inteiro não irá te ajudar em nada, portanto, comece a listar o que está te preocupando. Depois analise a quantidade de preocupação e perceba se são tão grandes mesmo ou apenas estava dando muita importância a elas.

Talvez depois de finalizada, perceba que as várias preocupações pertenciam à mesma categoria, então acabam por não ser tão grandes assim certo? O problema ainda é um só, você apenas o supervalorizou demais, o que acabou te criando tanta ansiedade.

Pronto, agora poderá voltar a estudar normalmente, pois conseguiu identificar um pequeno aviso e dar a importância devida ao seu tamanho.

Dê um passeio

 

Procure caminhar por lugares com ar fresco e onde possa olhar a natureza. Descanse, relaxe e reorganize suas idéias. Este é o momento em que todos os pensamentos começarão a se encaixar e você poderá enxergar toda a situação com mais clareza.

Normalmente depois desta etapa as pessoas percebem que ao voltarem a estudar, a ansiedade já não as acompanha mais e isto acaba demonstrando que tudo não passava de cansaço mental.

Neste ponto você perceberá que acabou de tornar a ansiedade sua aliada nos estudos, pois do jeito em que se encontrava antes certamente não iria render muito.

Mantenha-se ocupado

Se a ansiedade insiste em te acompanhar – que tal aproveitá-la para te fazer se exercitar.

Já foi comprovado que exercícios físicos são excelentes para quem mantém uma rotina de estudos, pois contribui com as funções cognitivas permitindo um melhor desempenho aos alunos.

Então os pratique, assim não terá muito tempo para alimentar os pensamentos provocados pela ansiedade e ainda estará colocando mais um aliado aos seus estudos, os exercícios.

Nas três dicas apresentadas você poderá perceber que conseguirá reverter à ansiedade ao seu favor.

Primeiro, começará a escrever e isto já serve como uma forma de desabafo, tirado todo aquele peso das suas costas e te mantendo mais relaxado, além de identificar se o problema merece tanta preocupação realmente. Isto te fará respirar mais aliviado.

Segundo ao passear, estará saindo daquela rotina exaustiva dos estudos, pois especialistas já provaram que estudos sem intervalos intercalados de descanso não são eficazes e muitos estudantes por estarem tão focados em sua aprovação acabam esquecendo-se de ter um momento de lazer.

Em terceiro começar a praticar atividade física para esquecer a ansiedade só lhe trará benefícios, pois além de ajudar a manter o corpo saudável estará ativando funções cognitivas responsáveis pelo aprendizado.Como tornar ansiedade sua aliada nos estudos

Dia da prova

Aquele momento em que você se senta na sala da aplicação da prova e tem de esperar pelo início do teste, também pode ser crucial. Aproveite os minutos para tentar se acalmar. Se for possível, ouça uma música que você goste. Procure também respirar fundo várias vezes, respirar dessa forma faz com que seus batimentos cardíacos desacelerem e te ajuda a ficar mais calmo. Procure não ficar pensando demais na prova nesse momento. Pense em alguma coisa que você goste, comece a pensar na viagem de final de ano, ou num filme ou livro que você viu e gostou muito.

Comece a prova pela matéria que você tem mais facilidade e deixe por último a matéria ou as questões mais difíceis. Dessa forma você usa melhor o tempo da prova e garante uma boa pontuação com a matéria que você domina melhor. Outra coisa importante é ter tempo suficiente para passar as questões no gabarito. Tudo isso te ajuda a ficar mais calmo e não cometer erros e, é claro, te coloca mais perto da tão sonhada vaga.

Portanto, se for acometido pela ansiedade em alguma fase dos seus estudos, lembre-se de usá-la ao seu favor. Ela poderá estar te dando um aviso, aprenda a ouvi-lo.

Se quiser saber mais sobre como se preparar no dia da prova leia o artigo 

Bons estudos!

 

 

 

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos