Página Inicial / Concurso Abertos Por Estado / Concurso do Ministério da Fazenda 2016

Concurso do Ministério da Fazenda 2016

Em parceia com o site Provas de Concurso, Guilherme Silveira do blog http://www.dicasconcursospublicos.com.br vai falar sobre o concurso do Ministério da Fazenda 2016!, e dar dicas. Apesar do corte previsto no orçamento da União, existe ainda a possibilidade do MPOG (Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão) liberar a autorização para concursos da área fazendária em 2016.

A explicação é a grande rotatividade que órgãos como o ministério da fazenda tiveram em 2015. Em caso emergencial, existe a chance de serem autorizadas mais de 9 mil vagas, sendo 3 mil para nível médio. Vamos ver abaixo mais algumas informações sobre esse concurso que pode pintar em 2016!

Concurso do Ministério da Fazenda 2016

Banca Examinadora

 

A banca que faz concursos da área fazendária, como receita federal e ministério da fazenda, é a ESAF. Essa banca é considerada a mais difícil no universo dos concurseiros pois ela constuma se aprofundar em conteúdos que outras bancas cobram apenas o básico.

Para conseguir ir bem na prova da ESAF é necessário também muita atenção na hora de responder as questões, e para isso fazer muitos exercícios de provas anteriores é fundamental!

Vagas para Nível médio e Remuneração

 

O último concurso do ministério da fazenda foi realizado em 2014 com mais de mil vagas para nível médio no cargo de técnico administrativo, a remuneração inicial era de R$ 3.050.

Veja também >>> Dicas para Passar em Concursos em até 1 ano

A prova Objetiva

 

Quem vai fazer o concurso do ministério da fazenda 2016 precisa estudar pela prova aplicada em 2014, nela a banca ESAF cobrou 70 questões no formato de múltipla escolha, sendo as seguintes disciplinas abordadas:

  • Português
  • Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Matemática
  • Gestão de pessoas
  • Atendimento ao público
  • Ética no Serviço Público
  • Administração Pública
  • Regime Jurídico Único (lei 8.112)

Organização de Estudos para o concurso do Ministério da Fazenda 2016

 

Agora vou dar uma dica para você conseguir organizar seus estudos para o concurso do Ministério da Fazenda 2016! Conforme vimos acima, foram cobradas 9 disciplinas em 2014. A dica é você primeiro analisar quanto tempo possui disponível para estudar e depois adaptar esse tempo estudando 3 disciplinas por dia.

Com isso, ao longo de 3 dias, você já terá visto as 9 matérias que irão cair e poderá recomeçar o ciclo de estudos vendo tudo novamente.

Manual da Aprovação

 

Eu fiz, recentemente, o Manual da Aprovação em Concursos, um e-book no qual eu dou dicas sobre os principais tópicos que as bancas estão cobrando dentro de cada disciplina. Além disso dou dicas de motivação, disciplina e organização de estudos.

Com essas dicas eu fui aprovado no concurso do TRT com apenas 5 meses e no e-book eu revelo tudo o que fiz para conseguir isso.

Clique AQUI para conhecer o Manual da Aprovação!

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos