Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Concurso Público Processo Seletivo diferença

Concurso Público Processo Seletivo diferença

Quem está acostumado a prestar concurso provavelmente já está familiarizado com os termos “concurso público” e “processo seletivo”. No entanto, se você ainda está iniciando essa jornada é possível que ainda não saiba bem a diferença entre um e outro.

Hoje você vai entender do que se trata cada um desses termos e, assim, poderá decidir qual dos dois melhor se adapta aos seus objetivos de vida.

Concurso público

De maneira geral a diferença mais importante é que o concurso público tem como objetivo o preenchimento de vagas efetivas. Nele o candidato passa por um período de experiência denominado estágio probatório que dura três anos.

Depois desse período de experiência o então funcionário será avaliado e devidamente efetivado. Depois de efetivado, ele só deixará a vaga por vontade própria, não podendo ser despedido, salvo em casos graves. Nesse caso, então, o funcionário adquire estabilidade.

Processo seletivo

Já o processo seletivo conta com o provimento de vagas temporárias, por tempo determinado pelo edital. Ele tem como objetivo atender a demandas e necessidades temporárias e excepcionais. Ou seja, nesse caso a pessoa aprovada, não terá estabilidade, mas será contratada pelo período descrito no edital. Período esse que poderá ser prorrogado, quando houver necessidade e interesse por parte do empregador.

Na prática, a diferença entre o processo seletivo e o concurso público é que, normalmente, a avaliação promovida pelo processo seletivo é mais simples. Pode haver prova escrita para ambos, mas normalmente, no segundo caso, essa avaliação é bem mais fácil do que no primeiro.Concurso Público Processo Seletivo

Geralmente, no concurso, o candidato tem de passar por uma prova escrita e didática obrigatória de caráter eliminatório, e pode ainda se seguir uma prova prática, uma entrevista e/ou prova de títulos. Embora alguns processos seletivos possam contar com todas essas ou algumas dessas etapas, é possível que apenas uma entrevista e análise de currículo sejam suficientes para a contratação. A regra geral é: quanto menor o cargo e, consequentemente, o salário, mais fácil será esse processo.

Além disso, devido a estabilidade oferecida pelo concurso, bem como aos salários altos, geralmente o número de candidatos é bem maior e também a dificuldade de se conseguir uma vaga.

Analisando todas essas diferenças, do ponto de vista prático, passar num concurso público é mais vantajoso do que passar num processo seletivo. No entanto, não desanime. Conseguir um emprego fixo por um ou dois anos pode ser uma maneira eficiente de se organizar financeiramente para estudar e passar num concurso público no qual você adquire estabilidade e/ou um salário mais alto.

Confira dicas e passe naquele concurso dos seus sonhos clicando na página de dicas do site

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos
  • Elmar Ricardo

    Artigo excelente! Muito bem escrito e didático. Você está de parabéns!