Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Dicas de Memorização Para Estudo

Dicas de Memorização Para Estudo

Como estudar e conseguir lembrar de uma boa parte do que estudou é o ponto crucial para passar em um concurso público, mas se não seguir técnicas de estudo adequadas, pode esquecer de quase tudo o que estudou, por isso esse artigo foi escrito para passar dicas de memorização para ajudar a guardar melhor o conteúdo estudado e baixar 4 vídeo aulas grátis de Renato Alves, considerado a melhor memória do Brasil.

 Dicas de memorização – faça revisões sistemáticas

As revisões devem ser feitas regularmente, pois ajudam a reter as informações e o conhecimento adquirido. É importante perceber que para realizar as revisões, não é preciso e nem aconselhado que se faça uma releitura de todo o conteúdo, porque isso tomaria tempo demais e impediria de avançar com o mesmo. Portanto, para se fazer as revisões, várias ferramentas de estudo podem ser bastante úteis, como resumos, mapas mentais, infográficos, flashcards etc.

Segundo William Douglas que é professor e autor do best seller “Como passar em provas e concursos” existe uma curva de esquecimento, por exemplo, você estudou um assunto de direito constitucional e levou 2 horas. No momento que você terminou esse estudo, o conteúdo retido é de 90 à 100 % em sua memória, mas se não fizer revisões essa porcentagem vai caindo até quase esquecer tudo com o tempo.

Professores do Estratégia Concursos recomendam revisão do conteúdo 24 horas após a leitura, como citado acima se você demorou 2 horas para estudar o conteúdo, agora vai levar bem menos tempo porque a matéria está fresca na mente. Depois de 7 dias uma nova revisão é recomendada e outra 30 dias após estudar o conteúdo, 60 dias, o Professor Rubens Godoy Sampaio diz “repetição gera fixação.”.

Dicas de Memorização Para Estudo - curva-esquecimento imagem
Curva de esquecimento – fazendo revisões a curva permanece mais estável

Aproveite o tempo

Faça revisões nos intervalos de aula, no ônibus, nas filas de banco, nas salas de espera, você pode levar junto os resumos e anotações que fez durante a semana de estudo e aproveitar esse tempo.

Plano de estudos

Um erro é estudar a matéria que der vontade no dia, sem fazer um planejamento de estudos. Um exemplo de plano de estudos pode ser baixado aqui. Esse planejamento é focado no concurso do INSS, mas você pode utilizar para outros concursos, é só trocar as disciplinas por aquelas que tem no concurso que você vai fazer. Utilize as horas líquidas diárias para fazer esse plano, e não deixe de estudar nos finais de semana, porque a concorrência é grande.

Dica: As revisões podem ser feitas conforme esse plano que está disponível para baixar, deixe um tempo disponível para revisar a matéria do dia anterior.

 

Renato Aves – melhor memória do Brasil

Cansado de estudar e no dia seguinte não lembrar de nada ?. Receba agora mesmo 4 vídeo aulas de estudo e memorização totalmente Grátis. As dicas são de quem entende do assunto,Renato Alves que foi o primeiro brasileiro a receber através de homologação oficial, o título de Melhor Memória do Brasil pelo Rank Brasil. Teve até reportagem no Fantástico com Renato Alves dando dicas !!!.

 dicas de memorização

Resumo do artigo

– Faça revisões 24 horas, 7 dias, 30 dias e semestrais da matéria. Em 10 minutos você revisa 2 horas de aula ou de leitura.

– Aproveite o tempo que está em filas de espera e revise o conteúdo

– Siga um plano de estudos

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos