Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / 5 erros cometidos por 90% dos concurseiros que te impedem de conquistar uma vaga

5 erros cometidos por 90% dos concurseiros que te impedem de conquistar uma vaga

Se você está estudando para um concurso público tenho certeza de que, em algum momento, você já imaginou as mudanças que isso irá trazer à sua vida, não é mesmo?

Seja indo trabalhar todo dia, desenvolvendo as atividades relacionadas ao seu cargo, realizando diversos sonhos como comprar um carro novo, uma casa ou até mesmo indo viajar para aquele lugar que sempre sonhou em conhecer.

Bom, e se você é daqueles que fica suspirando só de pensar em tudo isso, mas que já está estudando há algum tempo e ainda não conseguiu conquistar sua vaga dos sonhos, você provavelmente sabe muito bem que no dia a dia fica difícil manter tudo isso em mente.

E que, pior ainda, com o tempo, vamos desanimando e teremos aqueles dias que só de pensar em estudar já dá aquele aperto não coração.

Você já passou por isso?

Se sim, não se preocupe! Todo concurseiro passa por isso em algum momento. E como nosso objetivo aqui é ajudar você a chegar lá, preparei esse artigo, com 5 erros que vejo 90% dos concurseiros cometendo e que podem te atrapalhar bastante.

 

  1. Não se preparar para o concurso dos sonhos

Você sabia que a maioria dos concurseiros não tem um concurso dos sonhos? E você sabia que a maioria dos concurseiros que tem um concurso dos sonhos não está se preparando para este concurso?

Mas vamos falar de uma coisa de cada vez… Em primeiro lugar, se você ainda não definiu seu concurso dos sonhos, saiba que você deveria!

Isso porque como eu disse acima, é muito comum no dia a dia, durante as horas de estudo, nos esquecermos de tudo aquilo que nos levou a decidir prestar um concurso e aí, é claro, não há motivação que aguente.

E sabe o que é pior?

Com o tempo, não apenas a sua motivação para estudar diminui, mas também os seus resultados e o seu desempenho começam a cair! E é claro, seu sonho de conquistar sua vaga vai ficando cada vez mais distante!

E é justamente por isso que eu recomendo e ressalto a importância de ter um concurso dos sonhos. Porque com isso você terá não apenas um objetivo definido, mas um objetivo que te fará feliz de verdade e isso faz toda a diferença na rotina de estudos.

Mas preste atenção!

Se você escolher um daqueles concursos super concorridos e com aqueles salários altíssimos (e você deve escolher um desses!) é preciso entender que ele não precisa ser uma meta para agora.

Muitas vezes você pode definir alguns outros concursos para fazer agora e uma meta de 5 anos, por exemplo, para se preparar e passar no concurso dos seus sonhos.

No entanto, enquanto estiver estudando, você terá em mente que ser aprovado agora é uma excelente forma de garantir sua estabilidade para conquistar o concurso dos seus sonhos.

E, lógico, tudo o que você aprende agora será usado para o concurso dos sonhos também. Encare isso como uma preparação a longo prazo para o concurso dos seus sonhos!

 

  1. Não criar e cumprir um cronograma de estudos

Outro erro fatal que muitos concurseiros cometem é o de começar a estudar algumas matérias, mas sem ter um concurso ou alguns concursos em mente e sair prestando os concursos que aparecerem no meio do caminho.

E se você faz parte desse grupo de pessoas, sinto muito informar, mas você está desperdiçando um dos bens mais valiosos que você possui: seu tempo!

Ter um ou alguns concursos em mente é a única forma de preparar um cronograma de estudos matador. Que não apenas vai ajudar você a passar no concurso, mas também irá ajudar você a fazer isso muito mais rápido!

Por isso, escolha alguns concursos e prepare o cronograma de estudos com base no edital ou nos editais dos concursos passados para os mesmos cargos.

Isso é algo que 90% dos concurseiros não faz, seja por falta de conhecimento ou por achar que não é algo tão importante. Mas que influencia muito nos seus resultados!

E, além disso, também é de extrema importância cumprir seu plano de estudos. É claro que sabemos que imprevistos acontecem e que estar um pouco atrasado também é normal.

No entanto, quanto mais você conseguir manter o cronograma de estudos em dia, melhores serão seus resultados na prova.

 

  1. Se preparar para a concorrência e não para a prova

Bom, eu diria que mais de 90% dos concurseiros estão constantemente preocupados com a concorrência, seja na hora de escolher um concurso, durante a rotina de estudos e, sobretudo na hora da prova.

Mas você não deveria!

Sabe por quê? Porque isso é algo totalmente relativo. Em primeiro lugar porque sabemos que nem todos os inscritos vão aparecer no dia da prova.

Em segundo lugar porque é impossível prever quantos dos candidatos inscritos realmente se prepararam, quantos realmente estudaram todo o edital da prova e quantos estão tão preparados quanto você.

Portanto, faça um favor a si mesmo e tire o peso da concorrência das suas costas e comece a se preparar para a sua prova.

Procure pensar que seu resultado não depende dos outros concorrentes, mas sim de você, das horas de estudo que você dedicou e do seu desempenho naquele momento específico.

Por isso, além de estudar todo o conteúdo do edital e fazer revisões regulares, inclua na sua rotina de estudo as provas passadas do concurso que você está prestando e o máximo de questões da mesma banca.

Dessa forma, na hora da prova você estará muito mais tranquilo e muito mais preparado!

 

  1. Falta de equilíbrio

Já ouviu falar daquele amigo concurseiro que prepara um super plano de estudos, mas chega no dia da prova e não estudou nem a metade? Ou daquele outro que faz a inscrição e só se lembra da prova uma semana antes da data?

Por outro lado, você também deve ter aquele amigo concurseiro que estuda 14 horas por dia, desaparece completamente por meses e quando finalmente sai do quarto já nem reconhece a própria família por ter ficado isolado tanto tempo. Não é mesmo?

Brincadeiras à parte, a falta de equilíbrio também é um erro cometido pela maioria esmagadora de concurseiros e talvez você seja um deles.

Mas saiba que nenhum desses comportamentos é bom para você. Se por um lado a falta de comprometimento pode te impedir de conquistar sua vaga, saiba que estudar demais e não ter tempo para mais nada também te atrapalha, desmotiva e te deixa estressado e infeliz.

Por isso, procure encontrar equilíbrio. Prepare um plano de estudos diário realista, que seja possível de executar.

Além disso, tenha tempo para fazer 2 ou 3 horas de exercício físicos semanal, tenha tempo de se alimentar corretamente todos os dias e tenha algumas horinhas no final de semana para fazer algo que você gosta e passar tempo com as pessoas que você ama.

Isso também influencia nos seus resultados e, mais importante de tudo, faz com que sua jornada até o seu cargo público seja saudável e feliz.

 

  1. Achar que sua vida vai acabar se você não for aprovado

Você também deve ter um amigo assim, não é mesmo? E é normal, muitas vezes nos dedicamos com tanta intensidade a algum objetivo que quando ele não dá certo, temos a impressão de que nossa vida acabou ali, naquele exato momento!

Na verdade, você mesmo já deve ter passado por isso e eu também já passei e, olha só, tanto eu quanto você sobrevivemos para contar a história!

Certo?

Não estou dizendo que não é difícil, estou apenas tentando te ajudar a encarar isso de uma forma mais leve e saudável.

Então, se depois de ser preparar e prestar a primeira prova ou mesmo várias provas, você não for aprovado, saiba que a vida é cheia de oportunidades e terão outros concursos! Muitos outros!

Tire o máximo que puder aproveitar da experiência, veja o resultado da prova e procure definir seus pontos fracos, entender se o nervosismo e a ansiedade te atrapalharam, procure definir o que você precisa fazer melhor da próxima vez.

E então, com mais força de vontade do que nunca, escolha outro concurso e se prepare com ainda mais foco!

 

Esses são 5 erros que 90% dos candidatos cometem, você se identificou em algum deles? Quais? Conte-me sobre sua experiência nos comentários, gostaria muito de saber mais sobre a sua jornada!

Dessa forma, vou saber como posso continuar te ajudando a conquistar sua tão sonhada vaga. Espero que você tenha gostado do artigo!

Abraço e até a próxima!

 

Confira também o artigo estudar sozinho ou fazer cursinho 

Sobre Daniele Freitas

Formada em Letras pela UNESP, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa. Experiência como professora de Língua Portuguesa para todas as idades. Trabalhando há 3 anos como redatora especializada na área de estudos e preparação para concursos públicos.

2 Comentários

  1. Bem, vou começar agradecendo e ficarei mais feliz se o site for 100% gratuito, assim como muitos não tmenho condições financeiras para pagar algo atualmente. Caso não seja, fica a minha avaliação de que seu site é um dos melhores sites de concursos que ja pesquisei.

    • Olá! Obrigada pelo comentário, ficamos muito felizes em saber que estamos realmente ajudando! De vez em quando oferecemos e avaliamos alguns materiais e cursos pagos, para que quem se interessar possa conhecer e comprar algo de confiança. No entanto, todo o conteúdo do site, como as dicas de concurso, as questões e simulados são gratuitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *