Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Como escolher o concurso certo para você? Quais fatores influenciam na escolha?

Como escolher o concurso certo para você? Quais fatores influenciam na escolha?

No artigo de hoje decidi falar sobre um erro cometido por muitos concurseiros, sobretudo, aqueles que estão começando a se preparar agora. Que é justamente como escolher o concurso certo para você.

Isso porque fala-se tanto sobre os benefícios de se passar num concurso público e que essa é uma excelente opção, que muitas pessoas acabam achando que ao passar num concurso qualquer, serão “felizes para sempre”!

Mas, meu caro leitor, a vida não é bem assim! Não me entenda errado, não estou dizendo que passar num concurso não é uma excelente opção. Estou dizendo que passar em “qualquer concurso” não serve!

E a razão disso é muito simples. Pense um pouco… você seria feliz em qualquer emprego? Acredito que não!

Portanto, da mesma forma que ser professor, médico, veterinário, contador, vendedor, não serve para todo mundo, qualquer concurso público também não! Acredite, nem todo mundo seria feliz em qualquer carreira ou cargo público.

Num dos tópicos deste outro artigo 5 erros cometidos por 90% dos concurseiros que você deve evitar, eu falei especificamente sobre escolher pelo menos um concurso dos sonhos. Se você ainda não conferiu, aproveite e leia este artigo também!

Bom, mas hoje não estou falando especificamente sobre o concurso dos sonhos, mas sim, sobre alguns concursos que você deve ter em mente, se possível, antes mesmo de começar a estudar.

Isso é importante porque, do contrário, você acaba gastando as duas coisas mais preciosas que você tem: seu tempo e sua energia. E o pior de tudo é que a probabilidade de ser aprovado não é lá grande coisa.

Isso porque quando você tem alguns concursos em mente, precisa estudar apenas as matérias do edital e não perde tempo com o que não importa. Além disso, você se prepara especificamente para a banca certa, o que também faz toda a diferença na hora da prova.

E agora que você já entendeu porque é tão importante escolher o concurso certo para você, vamos ao que interessa. Que é justamente como escolher o concurso certo para você.

 

Afinal de contas, como escolher o concurso certo para você?

Como eu já disse em outros artigos, como professora, eu não acredito naquelas respostas prontas que tentam encaixar todo mundo numa mesma categoria. Não levando em conta as prioridades e o perfil de cada um.

Por isso, a ideia deste artigo, é de listar quais são os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher seu concurso e oferecer a base para você faça uma escolha consciente e que você não se arrependa no futuro.

Meu conselho, portanto, é que você pegue papel e caneta e vá anotando suas alternativas para cada um dos fatores abaixo. Dessa forma, você terá uma visão mais ampla e poderá escolher com mais clareza o que é melhor para você.

 

  1. Local

O primeiro fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher o concurso certo para você é o local.

Sobretudo, porque se você tem família e filhos, talvez não seja tão interessante escolher um concurso em outro estado ou cidade. Nesse caso, se você e sua família não têm intenção de mudar de cidade, o ideal é escolher um concurso perto de você, para que você possa ir e voltar para casa todos os dias.

Muitos concurseiros nessa situação também acabam optando por um concurso longe de onde moram e decidem levar a família toda junto. Como eu disse, a questão é de ver o que melhor se adéqua a você e ao seu perfil.

Do contrário, se você mora ou pode vir a morar sozinho, escolher um concurso em outras cidades, ou mesmo estados, fica muito mais fácil e, portanto, seu leque de opções é muito maior.

 

  1. Nível de ensino

Outro fator determinante na hora de escolher o concurso público certo para você é o nível de ensino, ou seja, Fundamental, Médio, Médio/Técnico ou Superior.

Embora seja algo bastante óbvio que você não pode prestar um concurso com nível acima do seu, o contrário pode ser feito e, às vezes, vale a pena.

Isso porque há concursos de Nível Médio estaduais ou federais, que pagam salários maiores do que os concursos de Nível Superior municipais.

Ou mesmo porque se você tem pressa em passar num concurso, você também pode escolher um concurso de nível de escolaridade abaixo do seu, para conquistar sua vaga mais rapidamente.

Na verdade, digamos que você pretende se preparar durante um ano e vai prestar 5 concursos diferentes. O ideal é que pelo menos um deles esteja abaixo do seu nível de escolaridade, assim você tem mais chances de garantir uma vaga. E, é claro, depois pode continuar estudando, para passar em outros concursos.

 

  1. Quanto tempo você tem até passar num concurso?

Outro fator fundamental na hora de escolher seu concurso é: você tem quanto tempo até conquistar sua vaga?

Afinal de contas a pressa de quem está atualmente desempregado e precisando garantir a renda da família é extremamente diferente de quem continua trabalhando e está estudando nas horas vagas, concorda comigo?

Sendo assim, defina qual o prazo máximo que você precisa passar num concurso e procure concursos com nível de dificuldade compatível com este prazo e com o quanto você conseguirá estudar até lá.

Lembre-se que você não precisa passar no concurso dos seus sonhos logo, mas você pode escolher um concurso intermediário para garantir estabilidade e poder continuar estudando até chegar lá.

 

  1. Salário

Esse é, sem dúvidas, um dos fatores que os concurseiros mais pensam a respeito. Meu conselho neste ponto é o seguinte: defina quanto você precisa ganhar e quanto você quer ganhar.

Já que, normalmente, isso são duas coisas bem diferentes, certo? Daí então, você deve escolher concursos que estejam entre esses dois valores.

Concursos com maiores salários costumam ser mais concorridos, isso quer dizer que você vai precisar se preparar melhor.

Por outro lado, muitos concurseiros acabam escolhendo concursos que oferecem salários muito baixos.

E, sem dúvidas, a questão da estabilidade vai te fazer feliz nos primeiros meses ou anos, mas com o tempo, a probabilidade é que o sonho de passar num concurso acabe não fazendo mais tão feliz assim.

 

  1. Nível de preparação

Outro fator fundamental na hora de escolher é saber o seu nível de preparação. E isso é algo extremamente pessoal, muitas pessoas conseguem passar em concursos concorridos estudando apenas seis meses, enquanto outras precisam de mais tempo.

Mas não é só isso, alguns concurseiros podem estudar 8 horas todos os dias, enquanto outros, podem estudar apenas 1 ou 2 horas por dia. Portanto, como eu disse, isso é algo bastante pessoal.

Uma maneira de saber como anda sua preparação é pegar provas de concursos anteriores, de diferentes níveis de ensino e diferentes bancas e tentar resolvê-las.

Isso irá te ajudar a ter uma ideia de como anda sua preparação e do quão perto você pode estar de conquistar sua vaga.

Na hora de escolher o concurso certo para você, portanto, também leve este fator em consideração. Quanto melhor estiver o seu nível de preparação, mais chance você terá nos concursos mais concorridos e que pagam salários mais altos.

 

  1. Área/carreira

Outro detalhe importante é pensar no que você gosta ou quer fazer no futuro. Como eu disse lá em cima, não adianta escolher um concurso que não irá te agradar com o tempo.

Por isso, pesquise um pouco sobre cada área (como área fiscal, administrativa, saúde, educação, segurança pública, tribunais etc) e veja qual delas mais interessa a você.

Depois pesquise também sobre quais as carreiras disponíveis em cada uma dessas áreas e procure saber o que o servidor faz em cada uma delas, assim você pode escolher com mais segurança.

 

Saiba quais são suas opções e escolha com sabedoria!

Ali em cima você viu alguns dos fatores mais importantes na hora de escolher o concurso certo para você.

Espero que agora você se sinta mais seguro e preparado para escolher algo que não apenas te oferecerá estabilidade e um bom salário, mas algo que realmente irá fazer você se sentir feliz e realizado profissionalmente.

 

Como sempre, espero que você tenha gostado do artigo e que ele tenha sido relevante e ajudado você. Se foi, não se esqueça de indicar para aquele concurseiro seu amigo que ainda está suuuuuper perdido.

E se você considera outros fatores importantes, se ainda tem dúvidas, sugestões de pauta, se gostou do artigo… não se esqueça de deixar seu comentário abaixo!

 

E para continuar se preparando para conquistar sua vaga, leia também este artigo: Eu não consigo ter foco nos estudos! E agora?

 

Por hoje é só! Abraço e bons estudos!

Sobre Daniele Freitas

Formada em Letras pela UNESP, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa. Experiência como professora de Língua Portuguesa para todas as idades. Trabalhando há 3 anos como redatora especializada na área de estudos e preparação para concursos públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *