Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Ferramentas Para Auxílio Nos Estudos Para Concurso

Ferramentas Para Auxílio Nos Estudos Para Concurso

O momento dos estudos para concurso deve ser o mais delicado. Nesta etapa é necessária muita dedicação, lugar tranquilo e calmo, para evitar certas distrações, o máximo de ajuda que poder adquirir, sempre é benéfica.

Ferramentas para auxílio nos estudos para concurso

É exatamente sobre essas ajudas que se trata esse post. Você com certeza, aos poucos, perceberá como deve estudar, quais os melhores horários para essa dedicação, onde você poderá ter mais facilidade em aprender os assuntos, e principalmente, aprenderá algumas ferramentas para auxílio nos estudos para concurso.

Muitos estudantes fazem reclamações constantes sobre as dificuldades em conseguir assimilar todo o conteúdo exigido para a realização da prova de concurso e isto é totalmente natural, pois nesse momento não basta apenas ter uma noção do assunto, mas entender com um pouco mais de precisão, para não ter dificuldades no momento de responder as questões.

Mesmo se mantendo no planejamento, realizando estudos diários, assistindo a vídeo aulas e frequentando cursinhos, não se há garantias que conseguirá assimilar todo o conteúdo, mas algumas ferramentas podem ajudá-lo a fixar melhor os assuntos.

Aqui você aprenderá sobre algumas ferramentas para auxílio nos estudos para concurso.

Ferramenta 1 – Flashcards

flashcards

Flashcards é um método que consiste em uma revisão constante do conteúdo estudado, dando ênfase a um conjunto de perguntas e respostas.

  • Em um cartão, anote uma pergunta no verso e atrás dele – a resposta;
  • Quando tiver uma quantidade razoável de perguntas, deverá começar a pegar cartões esporadicamente, ler a pergunta e tentar respondê-la;
  • Conforme for acertando – vá guardando-os em uma caixa e os que errar – guarde em outra;
  • Pegue o próximo cartão até acabarem todos. O ideal é que faça uma média de 100 cartões;
  • À medida que for jogando em outros momentos e decorando as respostas, deverá substituir o cartão por outros temas, a fim de aprender novas lições.

Aproveite para andar com os flashcards sempre na mochila, assim não desperdiçará nenhum tempo e ficará estudando constantemente para concurso. A viagem do ônibus será ideal. Tire um cartão e dite à resposta mentalmente. Para maiores informações visite https://www.examtime.com/pt/flashcards/

Ferramenta 2 – Mapas Mentaismapas mentais

 

Como todo e qualquer estudo, a revisão é necessária para uma melhor assimilação do conteúdo. Tudo bem que os flashcardas também servem para revisão, mas você precisa de opções em ferramentas, para então escolher a que mais se adéqua aos seus estudos para concurso.

Então vamos lá, os mapas mentais foram desenvolvidos para que pudesse estudar – dando o estímulo a assimilação de vários subtemas ao tema central.

Desta forma, você deverá escolher o tema central, e em cima deste tema – puxará ramificações que tenham a ver com o assunto, assim estará realizando um mapa central como no exemplo abaixo.

como criar mapas mentais

  • Dê preferência a usar uma palavra por linha, assim poderá fixar melhor o conteúdo;
  • Conecte seus ramos à palavra central;
  • Cada drupo de ramificação, preferencialmente deve ter uma cor diferente;
  • Revise-o nos diariamente nos primeiros 30 dias;
  • Passado o período, diminua para 15 dias;

Para saber mais como são feitos os mapas mentais veja o artigo

Os mapas mentais são excelentes exercícios para o cérebro, por isso é bastante utilizado entre os mais diferentes perfis de estudantes. Faça o seu mapa mental e desenvolva ainda mais seus estudos para concurso. Para maiores detalhes sobre mapas mentais clique aqui

Ferramenta 3 – Infográficos

Infográficos
Raciocício Lógico – Símbolos Matemáticos – Negação

Infográfico significa informação gráfica. Em termos práticos – é uma maneira de organizar ideias, por meio de gráficos – onde serão melhores visualizadas.

Para os concurseiros esta é uma forma prática de explicar uma informação de maneira dinâmica. Aqui a intenção é maior que apenas passar imagens ou palavras. A comunicação passa a ser bem clara e detalhada, agregando vários dados em um único gráfico.

Estas não são as ferramentas existentes que poderão te ajudar a assimilar melhor os conteúdos do concurso. É preciso, através de pesquisa elaborada, verificar qual ferramenta é considerada a melhor para você, e começar a se exercitar. O infográfico acima foi feito no site http://piktochart.com/

Não deixe para amanhã, comece hoje mesmo!

Bons estudos!

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos