Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Eu não consigo ter foco nos estudos! E agora?

Eu não consigo ter foco nos estudos! E agora?

Você se senta para estudar, abre o livro ou a página da internet, faz a leitura de dois parágrafos, olha em volta e se lembra que esqueceu sua garrafa de água na cozinha, resolve ir buscá-la, volta, faz a leitura de mais dois parágrafos, seu celular vibra e você resolve ler um e-mail.

Aí você olha no relógio e fica assustado porque parece que você acabou de começar a estudar, mas já se passaram 30 minutos! Daí você pensa: “Ok, agora vou estudar de verdade”. Começa a leitura de novo, faz a leitura de algumas páginas e se sente entediado, resolve dar só uma olhadinha no Facebook…

O dia vai passando e daí, no final das horas de estudo você tem aquela impressão de que seu estudo não rendeu nada!

Você já passou por isso?

Nessa hora, podemos dizer que existem dois perfis de concurseiros, aquele concurseiro que gosta de se enganar e ainda comenta com os amigos: “Nossa, não sei o que estou fazendo errado, mas meu dia de estudo não anda rendendo nada!”

E, do outro lado, temos o concurseiro conformado, que sabe por que o dia não rendeu, mas sempre acaba pensando: “Hoje não rendi muito, mas amanhã vou me esforçar e estudar de verdade!”

E o problema é que da mesma forma que o dia passa rápido, as semanas e os meses também passam e aí o dia do concurso chega e uma das piores coisas que um concurseiro pode passar é abrir uma prova e pensar: “Acho que devia ter me preparado melhor”.

Isso porque naquele momento específico da prova, você até pode se esforçar o máximo para resolver as questões, para se lembrar o conteúdo. No entanto, o momento decisivo na verdade, já passou e você não pode mudá-lo.

Porque diferente do que muitos pensam, a hora da prova não é o momento decisivo na vida do concurseiro, afinal de contas, o desempenho na prova é apenas consequência do que você fez ou deixou de fazer.

Decisivo mesmo é o dia a dia e os momentos que você se dedica a estudar! E pensando em tudo isso, neste artigo eu resolvi falar sobre um dos principais desafios do concurseiro no dia a dia: que é como manter o foco nos estudos para concurso.

Portanto, no artigo abaixo você vai encontrar diversas técnicas e dicas práticas para te ajudar a manter o foco nos estudos, mas antes disso, vou esclarecer alguns tópicos sobre o assunto.

 

Mas eu não consigo ter foco nos estudos, e agora?

Se você é uma dessas pessoas que não consegue ter foco, não se preocupe! Na verdade, a maioria das pessoas enfrenta um pouco de dificuldade na hora de estudar em algum momento.

Segundo uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos, 80% dos estudantes tem dificuldade para se manter focado nos estudos.

Além disso, você já deve ter reparado que em algumas matérias você tem mais facilidade de ficar focado do quem em outras, certo?

E a boa notícia é que, assim como qualquer outra habilidade, o foco também pode ser treinado e melhorado com a prática e com o tempo.

 

Por que eu não consigo ficar focado naquilo que estou estudando?

Obviamente, essa pergunta tem mais do que uma única resposta e, além disso, ela também pode ter respostas diferentes para cada concurseiro.

Para ajudar você a identificar qual o seu problema e se livrar dele, abaixo listei os 3 principais motivos que levam os concurseiros a ter dificuldade de se concentrar nos estudos e aprender de verdade.

Vamos lá?

 

  1. Distrações, distrações e mais distrações!

Em primeiro lugar, vamos falar do ambiente de estudo. Você já deve ter ouvido isso um milhão de vezes, eu sei! Mas muitos concurseiros ainda não entendem a importância de se ter um ambiente de estudo organizado.

Essa simples mudança te impede de se distrair com as coisas ao seu redor e de perder tempo procurando coisas que você possa precisar na hora de estudar, como seus livros, suas anotações etc.

Além disso, também é de extrema importância ter tudo o que você precisa por perto, de preferência, de modo que você não precise se levantar durante o ciclo de estudos. Isso inclui livros, cadernos, canetas, uma garrafa de água e uma fruta ou uma barrinha de cereal, no caso de você ficar com fome.

Além disso, outro fator que costuma atrapalhar os estudantes é o barulho. Se este é o seu caso, existem no Youtube diversas playlists criadas especialmente para ajudar estudantes a se concentrar. Você pode usar uma dessas e um fone de ouvido para resolver este problema.

Agora, aquelas dicas que muita gente não gosta de ouvir! Nada de ficar nas redes sociais ou passeando pelos seus sites favoritos enquanto estuda!

Sempre que você está focado na leitura e, de repente, para e faz outra coisa, ainda que rapidamente, seu cérebro vai gastar, no mínimo, alguns minutos para conseguir se concentrar novamente.

 

  1. A era (do excesso) da informação

Eu, como professora, acho simplesmente fantástico saber que hoje temos acesso a tanta informação de forma tão simples. Estudar se tornou muito mais fácil do que há algumas décadas atrás, sobretudo, por causa da internet.

O grande problema é que nós ainda não aprendemos a lidar com o excesso de informação que temos à nossa disposição.

E isso é um dos principais fatores que nos impedem de ter foco na hora de estudar. Em primeiro lugar, porque alguns concurseiros sentam-se para estudar e aí então, decidem procurar uma vídeo-aula ou um texto sobre o conteúdo que devem estudar naquele dia.

O grande problema é que até você encontrar o material ideal, você já perdeu seu precioso tempo de estudo. Além disso, muitas vezes, você não gosta do que está lendo ou assistindo e vai procurar outro texto e aí, já sabe… mais e mais tempo perdido!

E é claro, enquanto isso, foco nenhum naquilo que você realmente deveria estar focado, em estudar o conteúdo.

Se este é o seu problema, minha sugestão é de que você escolha seu material de estudo anteriormente, para que no horário marcado para estudar, você não perca seu tempo com isso.

Se você não está fazendo cursinho e não está estudando por livros ou apostilas, minha sugestão é de que você separe um tempo do seu cronograma apenas para procurar sites ou canais do Youtube com vídeo-aulas. Assim, nos dias em que você for estudar, você não precisará ficar pensando nessas coisas.

 

  1. Mas eu sou multitarefas!

Todo mundo sabe que na hora de estudar deveríamos evitar as multitarefas, certo? Hora de estudar é só para estudar e pronto!

No entanto, alguns concurseiros ainda acham que não têm problema estudar e fazer alguma outra coisa ao mesmo tempo. Afinal de contas, nós atualmente, somos treinados para isso, já que estamos quase sempre fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Em alguns casos, você até pode estudar e fazer outra coisa, como por exemplo, para revisar o conteúdo que já foi estudado. Nesse caso, você pode sim, ouvir um áudio da disciplina enquanto está no trânsito, caminhando, fazendo o almoço etc.

No entanto, na hora de estudar o conteúdo pela primeira vez, você não deve fazer absolutamente mais nada! Isso faz com que seu desempenho e sua capacidade de se lembrar do que foi estudado caiam muito!

Portanto, livre-se das multitarefas na hora de estudar de uma vez por todas! Se você ainda acha que isso é besteira, faça um teste por uma semana e veja a diferença no seu desempenho.

 

Dicas práticas para manter o foco nos estudos

E para te ajudar ainda mais, veja abaixo algumas técnicas e dicas práticas que você pode aplicar em sua rotina:

  • Ciclos de estudo: o ideal é que você tenha ciclos de estudo de 60 a 90 minutos. No meio desses ciclos, você deve fazer intervalos de 10 a 15 minutos para descansar, comer alguma coisa, ouvir uma música…
  • Medite: a meditação ajuda muito no aumento da capacidade de ficar focado numa determinada tarefa. Meditar de 3 a 15 minutinhos por dia, antes de começar a estudar, faz uma diferença enorme no seu desempenho.
  • Anote: deixe uma folha em branco do seu lado e toda vez que você se lembrar de alguma coisa que precisa fazer anote-a no papel. Assim você se livra de possíveis preocupações enquanto estiver estudando e consegue se concentrar no que realmente importa.
  • Sistema de recompensas: ter um sistema de recompensas também pode ajudar. Você define quais são suas metas, como por exemplo, estudar sem entrar nas redes sociais a semana toda. Se conseguir realizar a tarefa, você se dá uma recompensa, como por exemplo, ir ao cinema no final de semana.

 

Pratique, pratique, e pratique mais um pouco!

Como eu disse no começo do artigo, assim como qualquer outra habilidade, o foco pode melhorar com a prática e com o tempo.

Portanto, o melhor exercício que você pode fazer para isso é o de praticar todos os dias. Nas primeiras semanas pode ser difícil, mas com o tempo, você perceberá que sua capacidade de ficar mais tempo focado irá aumentar progressivamente.

Espero que você tenha gostado deste artigo. E se você achou que ele é relevante, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais para ajudar seus amigos que também estão lutando por uma vaga.

 

E para continuar se preparando para conquistar sua vaga, leia também o artigo: 5 passos para criar o hábito de estudar todos os dias de forma definitiva.

 

Abraço e até o próximo artigo!

Sobre Daniele Freitas

Formada em Letras pela UNESP, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa. Experiência como professora de Língua Portuguesa para todas as idades. Trabalhando há 3 anos como redatora especializada na área de estudos e preparação para concursos públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *