Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / 5 passos para criar o hábito de estudar todos os dias de forma definitiva

5 passos para criar o hábito de estudar todos os dias de forma definitiva

Você já parou para pensar por que criar ou implementar um novo hábito em nossas rotinas é tão difícil?

Sabe um daqueles momentos na vida em que dizemos: “Vou começar uma dieta na segunda” ou então “Dessa vez, eu vou parar de fumar”, ou ainda “dessa semana não passa, vou começar a me exercitar”.

Você já se ouviu dizendo alguma dessas frases acima? Bom, se não ouviu e se você chegou até este artigo, tenho certeza de que, pelo menos alguma vez, já disse algo parecido com essa aqui: “Segunda feira começo a rotina de estudos e vou estudar 5 horas todos os dias!” não é mesmo?

E aí, você já sabe, a segunda chega, você está todo animado, cheio de motivação e estuda 5 horas; na terça, a mesma coisa, na quarta, na quinta… para alguns isso dura algumas semanas, mas infelizmente para a maioria, isso não passa de alguns dias!

E o pior de tudo, toda vez que você acaba desanimando e deixando um pouco de lado o novo hábito a ser criado, você se sente culpado, desmotivado e, depois fica ainda mais difícil começar tudo de novo.

Você já passou por isso?

Eu já! Não apenas para criar o hábito de estudar, mas também para implementar outros hábitos na minha vida, como por exemplo, me exercitar todos os dias, ler todos os dias etc.

E provavelmente como você já fez, eu já tentei diversas técnicas, já li vários livros, vi horas e horas de vídeos no Youtube procurando por alternativas que realmente me ajudassem a criar hábitos duradouros.

Numa dessas buscas acabei encontrando um vídeo que me ajudou muito e como nunca havia acontecido anteriormente, eu realmente consegui criar hábitos que estão durando bastante.

Por isso, resolvi aplicar as técnicas que aprendi para a área de estudo e dividir com você, leitor aqui do blog.

O vídeo original falava sobre mudanças em geral e não sobre criar o hábito de estudar e estava em Inglês, mas se você quiser é só pedir nos comentários, que eu posso passar o link, sem problemas…

Mas então vamos lá! Confira abaixo 5 passos para criar o hábito de estudar diariamente e de forma definitiva.

  1. Tenha visão do seu caminho

Saber para onde você está indo é sempre muito importante. Você já deve ter ouvido a frase: “Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”, não é mesmo?

Por isso, estudar todos os dias porque você precisa estudar todos os dias, sem dúvidas, é muito mais difícil do que estudar todos os dias porque você tem um objetivo claro e definido bem a sua frente de passar num concurso, realizar um sonho e mudar de vida, concorda comigo?

Embora isso possa parecer exatamente a mesma coisa, não é! O nosso estado mental antes de começarmos a fazer qualquer coisa, influencia muito em como desempenhamos essa tarefa.

Agora, imagine 2 estudantes que tem uma rotina de estudo bastante parecida e que, no entanto, um tem uma visão clara do caminho, enquanto o outro apenas se obriga a estudar todos os dias.

Por último, imagine que estes dois estudantes adotem esse mesmo estado mental todos os dias, por meses, até o dia da prova. Fica bem fácil saber qual tem mais chances de passar, não é mesmo?

Ter uma visão clara de onde você quer chegar e do que você precisa fazer para chegar lá, faz toda a diferença na hora de conseguir criar o hábito de estudar todos os dias.

  1. Comece devagar

O segundo passo para conseguir criar o hábito de estudar todos os dias é começar devagar.

Você já reparou que toda vez que você tenta criar um novo hábito, como por exemplo, o de se alimentar de forma mais saudável e resolve cortar de vez todos aqueles alimentos gordurosos e industrializados do cardápio, sua nova dieta não passa de uma semana?

Pois é, e o culpado disso é o nosso cérebro! Para o nosso cérebro quanto menos energia gastarmos numa determinada tarefa, melhor!

E como para realizar uma tarefa que não estamos acostumados precisamos de muito mais concentração e foco, nos sentimos muito mais cansados quando começamos uma atividade nova.

E quando você começa a estudar, principalmente nas primeiras semanas, você com certeza, vai render muito pouco e se sentir bastante cansado.

E se você for daquelas pessoas que, de um dia para o outro, resolver começar a estudar 5 horas todos os dias, adivinhe… sua rotina de estudos não vai durar até o final do mês.

O segredo é driblar essa resistência! Portanto, se o seu objetivo for o de estudar 5 horas por dia, comece com objetivos menores, como por exemplo, nos primeiros dias, estudar apenas 1 ou 2 horas, mas passar tempo no lugar onde você vai estudar.

Mesmo que você só estude 1 hora, procure passar as outras 4 horas fazendo alguma outra coisa, mas já no local de estudo, de preferência na sua mesa de estudos. Dessa forma você vai driblando a resistência aos poucos e se estressa muito menos.

 

  1. Objetivos progressivos

Depois dos primeiros dias, no entanto, é muito importante que você planeje objetivos progressivos.

Como por exemplo, depois de 3 dias, conseguir estudar 2 horas por dia; depois de 5 dias, conseguir estudar 4 horas por dia. E assim por diante, você vai aumentando os objetivos progressivamente, até chegar onde quer.

Dessa forma, a probabilidade de você conseguir não apenas criar o hábito de estudar com muito menos estresse e, além disso, de você realmente formar um hábito definitivo e de não desistir e voltar à estaca zero depois de uma ou duas semanas, é muito maior!

  1. Faça parte de uma tribo

Este passo fala sobre algo que eu nunca julguei importante na hora de criar um novo hábito, mas que depois que eu comecei a aplicar em várias áreas na minha rotina, percebi que faz toda a diferença.

Portanto, para te ajudar a criar o hábito de estudar também é muito importante que você se una a pessoas que tenham o mesmo objetivo que você, neste caso, o de passar num concurso público.

Por isso, além de continuar visitando nosso blog, de curtir páginas nas redes sociais, ou fazer parte de grupos, procure realmente se envolver com pessoas para trocar informações e dividir experiências.

Essa simples medida, de estar perto de pessoas que também estejam estudando para concurso público faz uma diferença enorme na sua motivação, na sua energia para estudar diariamente e até mesmo no seu resultado na prova.

  1. Esteja preparado para as desculpas

Por último, mas não menos importante, saiba que haverá alguns dias em que você realmente não terá vontade e nem forças para estudar.

Para ajudar com isso, uma medida simples e que faz toda a diferença é a de escrever todas aquelas desculpas ou mesmo os empecilhos que você vai encontrar no meio do caminho.

No nosso caso específico, são aquelas coisas como: eu estou cansado hoje, estou com dor de cabeça, estou sem tempo, preciso fazer outra coisa, vou olhar o Facebook/Instagram/Youtube bem rapidinho, não estou conseguindo me concentrar hoje etc.

Essa prática super simples ajuda você a estar mais preparado e quando essas desculpas aparecerem, será muito mais fácil identificá-las e encontrar forças para continuar estudando.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e que elas realmente ajudem você a criar o hábito de estudar todos os dias de maneira definitiva.

Depois que o hábito estiver formado, você irá perceber o quanto fica mais fácil se manter concentrado na hora do estudo e o quanto seu desempenho começará a melhorar rapidamente.

Faça o teste por algumas semanas e conte-nos sobre sua experiência nos comentários. E não se esqueça que estamos torcendo por você!

E se você ainda não viu, leia também este outro artigo que está fazendo bastante sucesso aqui no blog: 5 erros cometidos por 90% dos concurseiros que te impedem de conquistar sua vaga.

Abraço e até o próximo artigo!

Sobre Daniele Freitas

Formada em Letras pela UNESP, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa. Experiência como professora de Língua Portuguesa para todas as idades. Trabalhando há 3 anos como redatora especializada na área de estudos e preparação para concursos públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *