Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Mapas Mentais Como Fazer e o Que São

Mapas Mentais Como Fazer e o Que São

Mapas mentais, também denominados mapas da mente, são uma ferramenta em forma de diagrama, que permite a memorização e a organização das informações recebidas pelo nosso cérebro, tornando mais fácil a organização de tudo o que recebemos e facilitando os processos de aprendizagem e de planejamento, bem como a tomada de decisões.

Os mapas mentais são diferentes de outras técnicas de organização de informações, já que nos permite representar nossas ideias utilizando as funções cognitivas dos hemisférios cerebrais, criando conexões sinápticas e produzindo um enlace eletroquímico entre os dois hemisférios, fazendo com que nossas capacidades de memorização trabalhem com o mesmo propósito.

Com a utilização dos mapas mentais conseguimos representar com detalhes o relacionamento entre as informações que, geralmente, estão dispersas, dando a possibilidade de ilustrar ideias e conceitos, traçando os relacionamentos entre causa e efeito, tornando essas informações mais fáceis de serem lembradas.

Mapas mentais – Como fazer

Os mapas mentais geralmente são feitos a partir de um único centro, de onde são irradiadas as informações referentes a ele. Podemos, para melhor memorizar, fazer as interligações com canetas coloridas sobre papel ou mesmo usar um programa de computador, aplicando os mapas mentais para qualquer atividade, desde uma reunião empresarial até um programa de estudos, como para um concurso por exemplo.

Os mapas mentais são um método de planejamento e registro gráfico cada vez mais usado para reforçar aquilo que precisamos mentalizar.

Os mapas mentais são muito úteis na hora de memorizar uma matéria mais complicada, possibilitando que registremos, de maneira inteligente, permitindo uma revisão mais rápida dos assuntos, colocados em forma de resumo, sintetizando o que entendemos daquela matéria.

Você pode criar os seus mapas mentais enquanto está estudando para um concurso utilizando uma técnica bastante simples, aliás, a técnica que é recomendada por todos os que já utilizaram essa ferramenta:

  • Comece no centro da folha de papel, colocando o assunto e usando pelo menos 3 cores diferentes de caneta;
  • Usando a criatividade, faça imagens, símbolos, códigos e letras, em todo o mapa mental que estiver fazendo;
  • Use sempre palavras-chave para que possa memorizar o assunto, escrevendo-as com letras maiúsculas para que se destaquem no mapa mental;
  • Cada palavra ou imagem que você colocar deve ficar numa mesma linha e essas linhas devem estar conectadas a partir do centro, criando ligações mais grossas nas primeiras inscrições e afinando-as à medida que se afastam do centro;
  • Use cores diferentes em todo o mapa mental, estimulando a visualização e agrupando as ideias parecidas, para torná-las mais fáceis de serem memorizadas;
  • Crie um estilo próprio do mapa mental em que estiver trabalhando, de acordo com aquilo que deseja lembrar e gravar em sua mente;
  • Estabeleça associações entre o que estiver colocando no mapa mental, usando uma hierarquia que se irradia do centro, criando contornos para agrupar assuntos diferentes.

Também pode ser feito por aplicativos encontrados na internet, como o mind meister(  http://www.mindmeister.com/pt), free mind, GoConqr.

Os mapas mentais funcionam muito melhor do que um resumo da matéria que você está estudando. As cores e as palavras irão se associando no seu cérebro e isso fará com que você se lembre melhor do assunto que estudou, relembrando melhor os detalhes e as informações.

 Quero Saber Mais Sobre Mapas Mentais

Mapa Mental Exemplo – Direito Administrativo – Princípios AdministrativosMapas Mentais Como Fazer e o Que São

Para vários exemplos de mapas mentais igual esse mostrado acima,  divididos por disciplinas, encontre no endereço abaixo:

Clique Aqui

Livro Mapas Mentais e Memorização Para Provas e Concursos – 2015

Quero Conhecer a Obra

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos
  • Bom dia

    Gostei muito do seu post no seu site.

    Abraços!

    ShameOnYou Intelimax IQ