Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Métodos de Estudo Para Concurso Público

Métodos de Estudo Para Concurso Público

De fato, existem alguns métodos de estudos para concurso. Quem se encontra na rotina de estudar para concurso público percebe algumas dificuldades e acaba com o tempo, encontrando formas de amenizá-las.

Isso ocorre porque cada pessoa tem um método de estudo ao qual se adapta melhor às suas características.

Assim, um candidato pode se sair melhor assistindo a aulas em cursinhos, enquanto que o outro, prefere os estudos em casa seguido de anotações sobre o que foi visto.

Cada indivíduo tem a capacidade de aprendizado associado a diferentes formas de transmissão. Lendo, escrevendo, escutando e até falando. O que importa é você descobrir qual o seu estilo para que tenha maior efetividade nos conteúdos estudados.

Fique atento, pois neste post você aprenderá alguns métodos de estudo para concurso e poderá escolher o que mais se adapta a você.

Método 1: Curso preparatório

Métodos de Estudo Para Concurso Público - Método 1 Curso preparatório

Para quem dispõe de tempo disponível, essa é uma excelente opção, pois encontrará várias vantagens como economia de tempo, já que os cursos apresentam os conteúdos de maneira concisa, levando a informação precisa baseado em questões de concursos anteriores.

Orientações pedagógicas, visto que o contato com o professor é mais próximo e suas dúvidas poderão ser sanadas rapidamente. Os professores costumam preparar suas aulas após analisar concursos anteriores da mesma organizadora, por isso você já terá um contato mais parecido com o que verá no dia da prova.

Troca de informações será mais um auxílio a você. É sempre bom ver diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto. A dúvida de um, sempre poderá ser a do outro.

Método 2: Estudo em casa

Método 2 Estudo em casa

Mesmo tendo todo apoio no cursinho preparatório, se faz necessária a revisão em casa. Neste momento poderão surgir novas dúvidas que deverão ser sanadas na próxima aula.

Quando se revisa o conteúdo, as informações passam a ir para a memória de longo prazo, por isso escolha um local calmo e reafirme o conteúdo lendo e relendo-o, para que nenhum dado fique despercebido.

Para os estudos realizados de casa é recomendável que escolha intervalos para dedicar ao descanso. Isto evitará que se canse e desanime.

Método 3: Grupos de estudo

Método 3 Grupos de estudo

O estudo em grupo é bastante recomendável para os concurseiros. Isso porque uma maior interação grupal é capaz de expandir os conhecimentos, sanar dúvidas e promover o debate sadio o que ajuda a fixar o conteúdo na memória.

Reunir os colegas para reuniões semanais com o intuito de estudar determinado conteúdo apresenta algumas vantagens.

  • A discussão facilita a memorização;
  • Estimula os debates e conseqüentemente enriquece os conhecimentos dos participantes;
  • Proporciona a troca de conhecimentos;
  • Deixa o candidato mais preparado para prova oral;
  • Proporciona um estudo mais leve e compartilhado, evitando o isolamento e falta de motivação.

Algumas pessoas irão dizer que o melhor método de estudo é o que se realiza sozinho, pois não tem ninguém para atrapalhar os momentos de maior concentração, evitando assim, “quebrar” totalmente o raciocínio.

Outros afirmarão que estudar com outras pessoas envolvidas é mais eficiente, pois promove a troca de informação e com a discussão saudável que acontece, os conteúdos acabam fixando na memória com maior facilidade.

Independente do método escolhido tenha certeza de que foi o melhor para você e aproveite!

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos