Página Inicial / Dicas Para Concurso Público / Provas de Títulos Para Concurso Público

Provas de Títulos Para Concurso Público

Pode até soar estranho, mas as provas de títulos não são consideradas um requisito obrigatório para iniciar uma carreira pública, no entanto, se você já está estudando há um tempo para tentar conseguir se classificar em uma posição requerida na carreira pública, os títulos poderão te dar um empurrãozinho nos concursos públicos que tem essa etapa.

Provas de Títulos Para Concurso Público

Ricardo Castilho, diretor da Escola Paulista de Direito, enfatiza que “os títulos são fundamentais para quem quer ter êxito ou um diferencial nas carreiras privada ou pública.”

No entanto, para os concurseiros de plantão a pós-graduação é imprescindível, pois além de oferecer os conhecimentos necessários para atuação da área escolhida, contribui de maneira direta na pontuação do concurso público, levando a classificação a um patamar mais alto.

Para que os títulos sejam avaliados é necessário que o candidato atinja nota média para classificar-se no concurso, só assim os títulos serão analisados e dado a pontuação maior, para quem tiver o título de doutorado, pontuação intermediária para mestrado e menor pontuação para especialização.

Várias pessoas já devem ter se surpreendido ao ver sua classificação cair assustadoramente por não possuir títulos suficientes que comprovassem atuação e experiência na função, por isso, se faz tão importante planejar-se para que não tenha que passar por essa situação.

Erico Oliveira, estudante, prestou uma prova de concurso, para trabalhar como auxiliar administrativo da Universidade Estadual de Feira de Santana no ano de 1998.

Passou na primeira etapa com excelente classificação, mas viu seu nome descer na lista de aprovados, por não ter comprovado experiência suficiente com a prova de títulos. Essa experiência foi suficiente para Erico aprender como se sair melhor em concursos públicos.

Editais de concurso

Para saber se determinado concurso público, aceita títulos como pontuação, o concurseiro deve observar o edital com atenção e notar se tem algum item sobre provas de títulos e quais documentos são necessários para comprovar esses requisitos e o local para onde enviar para não perder essa vantagem sobre os outros concorrentes que não possuem nenhum certificado de cursos, especializações ou graduações.

Comprovação

É preciso se atentar a comprovação dos seus títulos. Não terá muita serventia encher o currículo de informações que não tem como comprovar quando necessário. Sempre que concluir um curso, vá à busca do seu certificado, só com ele seu currículo estará completo.

Avalie bem o edital, a comprovação também dependerá da exigência inicial. Mesmo tendo um certificado que comprove sua conclusão no curso de especialização em administração, por exemplo, ele poderá não ser aceito como requisito.

Tudo dependerá do edital. Se nele exigir que como documento de comprovação seja apresentado a declaração de conclusão então será preciso providenciá-la, caso contrário você não será desclassificado, mas sua pontuação permanecerá a mesma e as chances de outro candidato te ultrapassar são relevantes.

Tenha em mente aonde deseja estar daqui alguns anos. Se sua pretensão realmente é a carreira pública, então se planeje desde cedo.

A continuidade é o segredo! Terminou os estudos? Pense em uma especialização e não pare por aí, você só terá a ganhar!

Para maiores informações visite