Página Inicial / Direito Previdenciário - Questões / Questões Benefícios Previdenciários

Questões Benefícios Previdenciários

Aprimore seu estudo prático resolvendo o quiz com questões de concurso público com gabarito da disciplina de Direito Previdenciário sobre Benefícios Previdenciários das Bancas FCC, Cespe e outras. Se quiser, antes de resolver os exercícios de concurso público, leia abaixo uma introdução sobre o assunto.

Questões Benefícios Previdenciários – Banca CESPE

Clique na resposta que achar correta! Boa Sorte

Banca: FCC

Clique na resposta que achar correta! Boa Sorte

Banca: Outras

Clique na resposta que achar correta! Boa Sorte

 

Lembre-se, ao realizar o questionário, que as respostas corretas aparecem na cor verde e as respostas erradas na cor rosa claro. Se tiver dúvidas de como resolver o questionário mande uma mensagem ou veja o menu sobre na página inicial.

Se quiser encerrar o questionário antes de responder todas as questões, vá para o final do questionário, clique em Sumário do Quiz, e em seguida terminar questionário, que os resultados de até onde foi resolvido o questionário aparecerão.

O tempo que demorou para resolver as questões irá aparecer no final. Resolva simulados de concurso também para aprimorar seus estudos.

Benefícios Previdenciários – Introdução

Beneficiários – aquelas pessoas que irão usufruir dos benefícios da previdência. Dividem-se em:

• Beneficiário Segurado: quando o próprio contribuinte (trabalhador) for usufruir do benefício (ex: empregada que, com o nascimento do filho, entra em gozo de licença-maternidade; contribuinte individual que, ao ficar doente, entra em gozo de auxílio-doença; empregada doméstica que, após cumprir a carência exigida, venha a aposentar-se).

• Beneficiário Dependente: são as pessoas que poderão usufruir dos benefícios, na qualidade de dependentes dos trabalhadores (ex: esposa que recebe pensão do marido, que, como empregado ou contribuinte individual veio a falecer; pai e mãe do segurado solteiro e sem companheira ou filhos que vier a falecer). Os dependentes se subdividem em 3 classes, quais sejam:

a) Classe I: o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente;

b) Classe II: os pais;

c) Classe III: o irmão não emancipado menor de 21 anos ou inválido. Importante observar, que a existência de beneficiários em uma classe, exclui o direito dos dependentes das outras classes. Por exemplo, a existência de esposa, afasta o direito de a pensão ser estendida aos pais do falecido.

Os benefícios previdenciários estão regulamentados pela lei 8.213/1991, artigo 18, capítulo II, Das Prestações em Geral, seção I, das Espécies de Prestações Previdenciárias. A lei ordinária em questão distingue prestações, benefícios e serviços. Notório pelo texto legal abaixo colacionado que os benefícios e serviços são espécies do gênero “prestações”.

O Regime Geral de Previdência Social compreende as seguintes PRESTAÇÕES, expressas em benefícios e serviços:

I ­ quanto ao SEGURADO:

a) aposentadoria por invalidez;

b) aposentadoria por idade;

c) aposentadoria por tempo de contribuição;

d) aposentadoria especial;

e) auxílio ­ doença;

f) auxílio ­ acidente;

g) salário ­ maternidade; e

h­)salário ­ família.

II ­ quanto ao DEPENDENTE:

a) pensão por morte; e

b) auxílio ­reclusão.

III ­ quanto ao SEGURADO e DEPENDENTE

a) reabilitação profissional

Mais sobre benefícios previdenciários, consulte a Cartilha Benefícios Previdência Social

Questões Benefícios Previdenciários

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos
  • Francinei dos Santos Freitas

    Bom Dia Raul Junior que Deus abençoe pelo excelente trabalho que vc vem desempenhando para sociedade. Há muito tempo venho pesquisando sites, páginas com relação a concurso e a maioria das páginas são incompletas, são apenas anúncios, propagandas, ate tinha cessado fiquei desmotivado, as apostila que comprava pela internet o seu conteúdo incompletos. Com certeza a sua página é a melhor com os melhores simulados atualizados tem me ajudado muito nos meus estudos, recomendo para amigos e concurseiros. Parabéns DEUS abençoe, obrigado!

    • Muito obrigado pelo feedback, qualquer coisa estou a disposição, meu objetivo é ajudar