Página Inicial / Direito Administrativo - Questões / Questões Controle da Administração Pública

Questões Controle da Administração Pública

Aprimore seu estudo prático resolvendo o quis com questões de concurso da disciplina  Controle da Administração Pública da Banca Cespe.  Se quiser, antes de resolver os exercícios de concurso público, leia abaixo uma introdução sobre o assunto.

Questões Controle da Administração Pública – Banca CESPE

Clique na resposta que achar correta! Boa Sorte.

Lembre-se, ao realizar o questionário, que as respostas corretas aparecem na cor verde e as respostas erradas na cor rosa claro.

Se tiver dúvidas de como resolver o questionário mande uma mensagem ou veja o menu sobre na página inicial.

Se quiser encerrar o questionário antes de responder todas as questões, vá para o final do questionário, clique em Sumário do Quiz, e em seguida terminar questionário, que os resultados de até onde foi resolvido o questionário aparecerão.

O tempo que demorou para resolver as questões irá aparecer no final. Resolva simulados de concurso também para aprimorar seus estudos.

 

1.Conceito

-“Conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de revisão da atividade administrava em qualquer das esferas do Poder.” (José dos Santos Carvalho Filho).
-“Poder de fiscalização e correção que os órgãos dos Poderes Judiciários, Legislativo e Executivo exercem sobre a Administração Pública, com o objetivo de garantir a conformidade de sua atuação com os princípios que lhe são impostos pelo ordenamento jurídico”. (Maria Sylvia Di Pietro).

2. Controle Externo x Controle Interno

O controle da Administração Pública compreende tanto o controle externo, como o controle interno.

Controle

• Externo
-Poder Legislativo
– Poder Judiciário
• Interno
Controle do Estado
-Controle Político
-Controle Administrativo

3. Controle do Poder Legislativo

O Poder Legislativo tem por atribuição típica, além de inovar na ordem jurídica, a fiscalização do Poder Executivo.
O controle do Legislativo sobre o Executivo somente é efetivado na forma e nos limites permitidos pela Constituição Federal.

4. Controle do Poder Judiciário

Existem inúmeros instrumentos jurídicos que podem ser utilizados pelo administrado resultando no controle da atuação administrativa: Habeas corpus(art. 5°, LXVIII), Habeas data(art. 5°, LXXII), Mandado de injunção (art. 5°, LXXI, CF; Lei n° 9.507/97), Mandado de segurança individual (art. 5°, LXIX, CF; Lei n° 12.016/09), Mandado de segurança coletivo (art. 5°, LXX, CF; Lei n° 12.016/09), Ação popular (art. 5°, LXXIII, CF; Lei n° 4.717/65), Ação civil pública (art. 129, 87 III, CF; Lei n° 7.347/85), Ação de improbidade administrativa (art. 37, § 4°,CF; Lei n° 8.429/92).

Questões Controle da Administração Pública

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *