Página Inicial / Português - Questões / Questões de Concurso Público Sobre Regência Para Resolver

Questões de Concurso Público Sobre Regência Para Resolver

Resolva o questionário com questões de concurso público sobre regência da Banca Fundação Carlos Chagas – FCC, Cesgranrio, FGV. Se quiser, antes de resolver as perguntas de concurso, leia abaixo uma introdução sobre o assunto. 

Questões Para Resolver de Regência – Banca FCC

Clique na resposta que achar correta! Boa Sorte

As respostas corretas aparecem na cor verde e as respostas erradas na cor rosa claro.

Questões Banca Organizadora FGV

Clique na resposta que achar correta!. Boa Sorte!

Questões Banca Cesgranrio

Clique na resposta que achar correta!. Boa Sorte!

 

Se tiver dúvidas de como resolver o questionário Questões de Concurso Público Sobre Regência mande uma mensagem ou veja o menu sobre na página inicial.

Obs: Se quiser encerrar o questionário antes de responder todas as questões, vá para o final do questionário, clique em Sumário do Quiz, e em seguida terminar questionário, que os resultados de até onde foi resolvido o questionário aparecerão. O tempo que demorou para resolver as questões irá aparecer no final. Resolva simulados da matéria de português  para aumentar seus conhecimentos

Regência Nominal – Introdução

Regência nominal é a relação de dependência que se estabelece  entre o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e o termo por regido. Certos substantivos e adjetivos admitem mais de uma regência. Na regência nominal o principal papel é desempenhado  pela preposição.


No estudo da regência nominal, é preciso levar em conta que vários nomes apresentam exatamente o mesmo regime dos verbos de que derivam. Conhecer o regime de um verbo significa, nesses casos, conhecer o regime dos nomes cognatos. Observe o exemplo:

Verbo obedecer e os nomes correspondentes: todos regem complementos introduzidos pela preposição “a”.

Obedecer a algo! a alguém.
Obediente a algo! a alguém.

Regência Verbal

 

A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam ( adjuntos adverbiais). O estudo da regência verbal permite-nos ampliar nossa capacidade expressiva, pois oferece oportunidade de conhecermos as diversas significações que um verbo pode assumir com a simples mudança ou retirada de uma preposição.

Questões de Concurso Público Sobre Regência Para Resolver

 

 

Resolva também questões de Pronomes

 

 

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos