Página Inicial / Direito Administrativo - Questões / Questões Organização da Administração Pública

Questões Organização da Administração Pública

Aprimore seu estudo prático resolvendo o quiz com questões de concurso da disciplina de direito administrativo sobre Organização da Administração Pública das Bancas CESPE e Fundação Carlos Chagas. Antes de resolver os exercícios de concurso se quiser, leia uma pequena introdução sobre o assunto.

Questões Organização da Administração Pública – Banca CESPE

Resolva as questões de direito administrativo sobre Organização da Administração Pública!. Boa sorte.

Lembre-se, ao realizar o questionário, as respostas corretas aparecem na cor verde e as respostas erradas na cor rosa claro.

Banca FCC

Resolva as Questões de Direito Administrativo – Organização da Administração Pública – FCC! Boa Sorte.

 

Se quiser encerrar o questionário “Questões Organização da Administração Pública”, antes de responder todas as questões, vá para o final do questionário, clique em Sumário do Quiz, e em seguida terminar questionário, que os resultados de até onde foi resolvido o questionário aparecerão.

O tempo que demorou para resolver as questões irá aparecer no final. Resolva simulados de concurso para saber como as bancas organizadoras cobram os assuntos

Organização da Administração Pública – Conceito

O Brasil constitui uma República Federativa integrada pela União, Estados, Distrito Federal e municípios que, de acordo com o Código Civil são considerados pessoas jurídicas de direito público interno, ou seja, podem ser titulares de direitos e obrigações. A constituição Federal em seus artigos 21, 22, 23, 24, 25 e 30 define as competências de cada um destes entes que integram a federação brasileira.

Estas competências poder ser exercidas diretamente pelos entes federativos por meio de seus órgãos administrativos ou podem ser atribuídas a outras pessoas jurídicas criadas pelo Estado para o exercício destas funções. No primeiro caso teremos a desconcentração administrativa e no segundo a descentralização administrativa.

Os entes federativos e os órgãos públicos que os integram são denominados de Administração Direta.

Administração pública direta: A administração direta é o conjunto dos órgãos que integram  as pessoas federativas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas. Abrange todos os órgãos dos Poderes políticos das pessoas federativas cuja competência seja a de exercer a atividade administrativa. Na esfera federal, compõe-se, no Poder Executivo, da Presidência da República, composta por órgãos como a Casa Militar, a Casa Civil e a Secretaria de Assuntos Estratégicos, órgãos diretamente subordinados à Presidência, como Advocacia-Geral da União e os Ministérios e suas subdivisões. No Legislativo e no Judiciário, as estruturas são definidas pelos seus regimentos e outros atos internos. Nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios, a composição guarda simetria com o modelo federal.

Administração pública indireta: É o conjunto das pessoas administrativas vinculadas à
respectiva administração direta, tendo como objetivo desempenhar atividades administrativas de forma descentralizada. Sua composição envolve as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas.

Questões Organização da Administração Pública

 

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos