Página Inicial / Português - Questões / Questões Para Resolver de Acentuação e Ortografia

Questões Para Resolver de Acentuação e Ortografia

Resolva o questionário com questões de concurso público sobre acentuação e ortografia da banca Fundação Carlos Chagas – FCC. Se quiser, antes de resolver os exercícios de Português, leia abaixo uma introdução sobre o assunto. Esse material já se encontra segundo o Novo Acordo Ortográfico.

Questões Para Resolver de Acentuação e Ortografia – Banca FCC

Clique na resposta que achar correta! Boa Sorte

As respostas corretas aparecem na cor verde e as respostas erradas na cor rosa claro.

Questões Bancas Cesgranrio e FGV

Clique na resposta que achar correta! Boa Sorte

 

Se tiver dúvidas de como resolver o questionário mande uma mensagem ou veja o menu sobre na página inicial.

Observação:

Se quiser encerrar o questionário antes de responder todas as questões, vá para o final do questionário, clique em Sumário do Quiz, e em seguida terminar questionário, que os resultados de até onde foi resolvido o questionário aparecerão. O tempo que demorou para resolver as questões irá aparecer no final. Resolva simulados de língua portuguesa e confira o jeito que as bancas de concurso público cobram a matéria.

Ortografia – Introdução

A ortografia é a parte da gramática que trata da escrita adequada dos vocábulos, levando-se em consideração o correto emprego de letras e sinais gráficos.

Existem algumas dicas que podem ser transmitidas aos alunos com vistas a facilitar o aprendizado das regras ortográficas, mas nada é mais eficiente do que o contato constante com a variante escrita do idioma. A leitura frequente permite que se aprenda a grafar corretamente mais e mais palavras. Trata-se, porem, de um grande desafio, pois nem sempre a ortografia segue regras: muitas palavras são escritas de uma determinada forma por causa de sua história, sua origem, sem que sua grafia se baseie em uma relação lógica com outras semelhantes.

Atualmente, está em vigor o sistema ortográfico que decorre do Acordo Ortográfico de 16 de dezembro de 1990, assinado com a finalidade de unificar a ortografia de diversos países lusófonos. O Acordo foi promulgado pelo Brasil em 2009 e deveria ter adquirido vigência obrigatória em 1° de janeiro de 2013, mas o prazo de adaptação foi estendido até 10 de janeiro de 2016. Até lá, serão consideradas válidas tanto a norma antiga quanto a nova.

Diante dessa situação, é provável que as bancas examinadoras mantenham a postura que vinham adotando até então: apesar de, em sua maioria, terem adotado a nova ortografia na elaboração de provas, vêm focando suas questões de ortografia em palavras que não foram modificadas pela reforma (ou, em alguns casos, fazem, de maneira explícita, questões que cobram as modificações promovidas pela reforma).

É importante ficar sempre atento ao edital e se lembrar também de que, nos casos em que haja prova de redação, é preciso escrever todo o texto conforme um único sistema ortográfico: deve-se escolher entre o antigo e o novo, mas não misturá-los.
As mudanças na ortografia que afetam os brasileiros envolvem, sobretudo, acentuação gráfica, uso do hífen e o trema.


Tonicidade


Num vocábulo de duas ou mais sílabas, há, em geral, uma que se destaca por ser proferida com mais intensidade que as outras: é a silaba tônica. Nela recai o acento tônico, também chamado acento de intensidade ou prosódico. Exemplos: ca, janela, dico, esmago. colecionador.

O acento tônico é um fato fonético e não deve ser confundido com o acento gráfico (agudo ou circunflexo) que às vezes o assinala. A sílaba tônica nem sempre é acentuada graficamente. Exemplo: cedo, flores, bote, pessoa, senhor, caju, tatus, siri, abacaxis.

As sílabas que não são tônicas chamam-se átonas (=fracas), e podem ser pretônicas ou postônicas, conforme estejam antes ou depois da sílaba tônica. Exemplo: montanha, facilmente. heroizinho.

Questões Para Resolver de Acentuação e Ortografia

 

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos