Página Inicial / Redação - Temas / Tema da Redação do Banco do Brasil 2015

Tema da Redação do Banco do Brasil 2015

O Tema da redação do Banco do Brasil 2015 está abaixo. O Banco do Brasil é um banco de mercado com espírito público. Nesse contexto, este é um momento propício para refletir sobre um aspecto do amplo e inesgotável debate em torno da solidificação da cidadania brasileira: o papel de cada um na preservação do espaço público.

Para situar a discussão, são oferecidos os textos abaixo, que devem ser usados como motivadores para a produção de uma redação. Não os copie.

Ao contrário dos animais que não trabalham, pois sua ação não é deliberada, o trabalho humano é uma ação transformadora da realidade, dirigida por finalidades conscientes. Ademais, a ação humana é coletiva e pautada pela linguagem e pelo pensamento, tornando possível a formação do mundo cultural.

No esforço de manutenção da própria vida, os homens passam a produzir os meios de sua própria existência, intervindo, modificando e adaptando a natureza às suas necessidades.

SALIM, J.J. Sobre pessoas e organizações. In: FARO, C. (Org.). Administração bancária: uma visão aplicada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014, p.235. Adaptado.

Eu amo a rua. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia — o amor, o ódio, o egoísmo. Os séculos passam, deslizam, blevando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua.

A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo. Há suor humano na argamassa do seu calçamento. Cada casa que se ergue é feita do esforço exaustivo de muitos seres.

BARRETO, J.P.E.C.S.C. (João do Rio). A rua. In: A alma encantadora das ruas. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/ Acervo_Digital/livros_eletronicos/alma_encantadora_das_ruas.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2014. Adaptado.

Quando viaja ao exterior, o brasileiro procura cidades com espaços públicos muito bem estruturados, onde se caminhe por ruas-corredores de calçadas muito bem mantidas e de usos diversificados. A cidade da segregação, do isolamento, da ausência de serviços públicos e da circulação sem vida — esta cidade não corresponde mais ao sonho contemporâneo.

MAGALHÃES, S. Refl exão sobre o espírito público na arquitetura contemporânea. Disponível em:<http://www.iabrj. org.br/Confer%C3%AAncia_XX_CBA_230414_A.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2014.

A leitura dos textos acima evidencia que não cabe apenas a um setor, mas a todo cidadão brasileiro, resguardar o espaço público para a própria reafirmação de sua civilidade.

Considerando essas reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo, abordando o seguinte tema:

Preservação do espaço público: um compromisso do cidadão com a sua cidade.

No desenvolvimento do tema, o candidato deverá:

a) demonstrar domínio da escrita-padrão;

b) manter a abordagem nos limites da proposta;

c) redigir o texto no modo dissertativo-argumentativo (não serão aceitos textos narrativos nem poemas);

d) demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.

Apresentação da redação

a) O texto deverá ter de 25 a 30 linhas, mantendo-se no limite de espaço para a Redação.

b) O texto definitivo deverá ser passado para a Página de Redação (o texto da Folha de Rascunho não será considerado), em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

c) A Redação não deve ser identificada, por meio de assinatura ou por qualquer outro sinal.

 Tema da Redação do Banco do Brasil 2015

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *