Página Inicial / Redação - Temas / Tema da Redação Técnico Administrativo – BNDES

Tema da Redação Técnico Administrativo – BNDES

Prova discursiva Técnico Administrativo – BNDES

TEXTO 1

No início desse século, a atuação empresarial privada evidenciou a necessidade de aperfeiçoamento da gestão da ética em suas organizações. Algumas grandes empresas internacionais, entre elas líderes em seus respectivos setores de atuação, se viram envolvidas em rumorosos casos de escândalos corporativos-financeiros. Nesse ambiente conturbado, as autoridades americanas aprovaram a legislação Sarbanes-Oxley […], reconhecendo a necessidade de atuar com rigor na prevenção, na gestão e na punição dos responsáveis por desvios éticos, fraudes e corrupção.

Disponível em:<http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/BNDES_Transparente/
Gestao_ da_ Etica/breve_ historia.html> Acesso em: 19 jul. 2012.

TEXTO 2

“Considerem uma pesquisa que envolveu quase 16.000 alunos de 31 importantes universidades, realizada pelo Professor Donald MacCabe, da Universidade Rutgers: 76 por cento dos estudantes com pretensão de desenvolver carreiras empresariais admitiram ter colado pelo menos uma vez numa prova. Noventa por cento admitiram ter colado quatro vezes ou mais. […] Por que nossos estudantes pensam dessa maneira? Podemos constatar alguns fatos importantes nas entrelinhas das respostas a outras perguntas incluídas na pesquisa das Bandeirantes da América. Perguntou-se aos estudantes: “Qual seria, na sua opinião, a autoridade de maior credibilidade para questões relacionadas à verdade?” […] Pouquíssimos dos entrevistados responderam “a imprensa” ou “a ciência”. Alguns outros responderam “meus pais” ou “minha religião”. A maioria, na verdade, respondeu: ‘Eu. Não existe qualquer outra autoridade para a verdade além de mim mesmo. Se eu não achar que uma coisa é verdadeira, não há ninguém a quem eu possa recorrer para saber o que seria a verdade.’”

Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/
empresa/etica/a_ etica_ e_ uma_ so.pdf> Acesso em: 19 jul. 2012.

Os textos evidenciam a relação que se pode estabelecer entre a ética individual e a ética empresarial. Ou seja, as pessoas têm uma ética própria, que adquiriram por si mesmas ou por outros fatores, mas existem e trabalham dentro de uma sociedade, de um grupo, de uma comunidade.

Considerando-se que novos funcionários são constantemente admitidos em empresas, redija um texto sobre COMO É POSSÍVEL FAZER CONVIVER OS PADRÕES DE COMPORTAMENTO DE CADA INDIVÍDUO COM OS VALORES ESTIPULADOS PELAS EMPRESAS.

No desenvolvimento do tema, o candidato deverá:

a) demonstrar domínio da escrita padrão;
b) manter a abordagem nos limites da proposta;
c) redigir o texto no modo dissertativo-argumentativo. Não serão aceitos textos narrativos nem poemas;
d) demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.
Apresentação da redação
a) O texto deverá ter, no mínimo, 25 linhas e, no máximo 30 linhas, mantendo-se no limite de espaço para a Redação.
b) O texto definitivo deverá ser passado para a Folha de Resposta (o texto da Folha de Rascunho não será considerado), com caneta esferográfica transparente de tinta na cor preta e em letra legível.
c) A Redação não deve ser identificada, por meio de assinatura ou qualquer outro sinal.

Tema da Redação Técnico Administrativo - BNDES

Para mais temas de redação de outros concursos acesse a categoria clicando aqui

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos