Página Inicial / Redação - Temas / Temas Redação Concurso Ministério da Fazenda

Temas Redação Concurso Ministério da Fazenda

O concurso público do Ministério da Fazenda Secretaria e Fazenda do ano 2013, realizado pela banca ESAF, teve como temas da redação para os cargos de engenheiro e pedagogo:

Tema Redação – Engenheiro

Em qualquer projeto ou empreendimento é de fundamental importância gerenciar o tempo, o custo e a qualidade.
Para tanto são usados alguns processos para facilitar este gerenciamento, tanto na fase de planejamento como na fase de monitoramento e controle.
1. Explique os processos que compõem o planejamento do tempo até a elaboração do cronograma do empreendimento;
2. Explique como deve ser controlado o tempo e o custo do projeto;
3. Qual (is) a (s) influência (s) do controle do tempo e do custo na qualidade final do projeto.

Tema Redação – Pedagogo

As transformações sociais vividas pela sociedade brasileira têm reforçado o ideário democrático; entretanto, as relações cotidianas revelam dificuldades no estabelecimento de ações coerentes e coordenadas com o paradigma idealizado. Nesse contexto, a gestão da educação configura-se desafio crescente no interior das escolas, que necessitam articular
processos educacionais, pedagógicos e administrativos, de forma participativa, tendo em vista suas funções, relações e finalidades historicamente constituídas.
Tomando como base o cenário apresentado, disserte sobre a gestão de instituições educacionais, considerando os seguintes aspectos:
1. Projeto Político-Pedagógico;
2. Currículo e Diversidade;
3. Formação Continuada de Profissionais da Educação.

Esta prova discursiva teve a duração de 3 (três) horas e consistiu no desenvolvimento de um tema, em um mínimo de 40 (quarenta) e um máximo de 60 (sessenta) linhas.

Para mais temas de redação visite

Temas Redação Concurso Ministério da Fazenda

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos