Página Inicial / Emprego / Saiba como é a entrevista virtual de emprego

Saiba como é a entrevista virtual de emprego

Meios comunicativos, tanto os computadores quanto tablets e celulares, atualmente, não servem apenas para o uso de conversas e afins, com amigos e familiares. Em países americanos, por exemplo, o uso de aplicativos são tendências para a realização de entrevistas de emprego, há mais de 10 anos.

  •  Saiba mais sobre recrutamento e seleção clicando no link

Esse é um fato que soluciona muitas questões de grandes negócios e empresas dos Estados Unidos, para otimização de tempo, conhecimento de concorrentes que residem em outras cidades ou lugares afins, e também em virtude de atrasos de grandes cidades.

De acordo com recrutadores especialistas, o Brasil fez a adoção dessa metodologia há pouquíssimo tempo e tem disponibilizado resultados incríveis, visto que disponibiliza vários benefícios maiores do que as entrevistas de emprego convencionais e presenciais.

O tempo é um dos fatores mais vantajosos de videoconferências, porque possibilitam a redução do tempo de procura de servidores de 25 dias para uma semana. Ainda, é possível fazer boas entrevistas de concorrentes que estão empregados no momento, e que não poderiam sair do local atual de emprego para a participação de uma entrevista.

Contudo, há a necessidade de se refletir que as entrevistas presenciais ocorrem de mesma forma que as virtuais, e são parte do procedimento que recruta as pessoas.

Para tanto, sempre acontecerá o encontro pessoal para a complementação da entrevista, mesmo que ela tenha o seu primeiro contato de forma virtual. É preciso comparecer ao local de trabalho pretendido para que o contrato seja efetivado, como um rito final da entrevista.

Lembre-se que a entrevista virtual é somente uma forma prática de tornar o processo mais célere.

De acordo com qualquer seletivo ou recrutamento, existem normas comportamentais a serem seguidas, ainda que você permaneça confortável em algum cômodo de sua residência.

Para auxiliar aqueles que buscam e passarão por uma entrevista virtual, hangout ou videoconferência, acompanhe as seguintes dicas imprescindíveis para se dar bem no compromisso online:

O local da entrevista

É relevante que você esteja em um local que tenha um ótimo isolamento da acústica, bem organizado, bonito e silencioso. Não será conveniente que a câmera faça a captação de uma cama que não esteja arrumada, por exemplo, com roupas jogadas pelo quarto – se este for o ambiente pretendido – ou qualquer tipo de desorganização.

Internet e ferramentas

A conexão da internet deve estar impecável, e isso é ponto principal para que se possa proceder uma boa entrevista e contato online. Se a internet tiver falhas, o encontro será afetado e o desenrolar da entrevista será um fracasso. As ferramentas utilizadas para microfone e áudio/som devem ser verificados antes do compromisso agendado.

Não cometer atrasos

Assim como uma entrevista presencial, é preciso estar pontualmente na data e hora combinada no local a ser realizado o compromisso. Tenha pontualidade e já inicie o processo com o pé direito. Aguardar pelo candidato, online, por um tempo maior do que aquele combinado pode gerar um parecer negativo, já de cara.

Cuide da sua imagem – ela é importantíssima

Só porque, geralmente, este candidato está confortável em sua casa, não significa que ele possa vestir aquilo que quiser. É preciso estar bem arrumado, com uma apresentação de mesmo modo como se estivesse numa entrevista presencial. A responsabilidade e a boa impressão são imprescindíveis, até mesmo numa entrevista virtual.

Seja natural

Faça treinos do discurso e aja de forma natural com o seu entrevistador. Aqueles que costumam falar muito ou que estão dispersos têm a mesma avaliação que uma entrevista que aconteça pessoalmente. É preciso estar preparado para as questões possíveis e o melhor jeito é praticar. Seja você mesmo sempre.

Correio eletrônico e foto

Faça a certificação de que o seu correio eletrônico está adequado e possui uma foto no perfil sem muita informalidade. Além da imagem frente ao vídeo, os entrevistadores costumam prestar muita atenção na forma que o candidato se comporta virtualmente.

Sobre Raul Junior

Fundador do site Provas de Concurso com o objetivo de ajudar concurseiros e estudantes, com dicas e informações sobre concursos públicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *